O processo de formação de enfermeir@s e médic@s na modalidade residência obstétrica a partir da percepção dos preceptores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuilhem, Dirce Bellezi-
Autor(es): dc.contributorGöttems, Leila Bernarda Donato-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Elisabete Mesquita Peres de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:24:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:24:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630746-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A formação profissional em saúde é um processo complexo e constitui-se em um desafio pedagógico substancial a ser enfrentado pelos programas de residência. Na formação em obstetrícia, existem lacunas nas evidências científicas sobre como ensinar as práticas seguras na atenção ao parto normal. Objetivo: Compreender, a partir do ponto de vista dos atores formadores, como o processo de formação de obstetras (médicos e enfermeiros) na modalidade residência desenvolve e ensina as práticas recomendadas pelas diretrizes nacionais e internacionais de assistência ao parto normal. Método: A investigação qualitativa constituiu o alicerce metodológico deste estudo. Participaram da pesquisa 35 profissionais, sendo 21 médicos e 14 enfermeiros, de uma instituição pública de ensino do Centro-Oeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais abertas, realizadas de março a junho de 2018. Foram categorizados em temas emergentes, com o suporte do Software NVivo®. Dois pesquisadores revisaram os dados e, por consenso, os temas identificados foram confirmados. Resultados: Dos relatos, foram codificadas 5 temáticas: abordagem das boas práticas de atenção ao parto normal; práticas desnecessárias que permanecem; normas e rotinas na assistência ao parto normal; processos de trabalho no cenário da residência obstétrica; e busca e atualização das evidências científicas para o ensino das boas práticas clínicas. Conclusão: Os resultados apontaram para a necessidade de reorganização nos processos de trabalhos no cenário da residência, com ações contínuas e direcionadas ao fortalecimento dos processos pedagógicos, qualificação dos atores envolvidos na formação e organização dos serviços de atenção ao parto, de forma a ampliar o potencial disruptivo dos novos profissionais de saúde.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Professional health education is a complex process and constitutes a substantial pedagogical challenge to be faced by residency programs. In midwifery training there are gaps in the scientific evidence on how to teach safe practices in normal delivery care. Objective: To understand from the point of view of the preceptors, how the process of formation of obstetricians (doctors and nurses) in the residency modality develops and teaches the practices recommended by the national and international guidelines for normal childbirth care. Method: Qualitative research was the methodological foundation of this study. 35 professionals participated in the study, 21 doctors and 14 nurses from a public educational institution in the Midwest of Brazil. Data were collected through face-to-face interviews conducted from March to June 2018. They were categorized into emerging themes, supported by NVivo® Software. Two researchers reviewed the data, and, by consensus, the identified issues were confirmed. Results: Of the speeches, 5 themes were codified: approach of the good practices of natural childbirth care; unnecessary practices that remain; norms and routines in natural childbirth care; work processes in the obstetric residency scenario and search and update of scientific evidence for the teaching of good clinical practice. Conclusion: The results point to the necessity of reorganization in the work processes in the residency scenario with continuous actions and directed to the strengthening of the pedagogical processes, qualification of the actors involved in the formation and organization of childbirth care services in order to expand the disruptive potential of new health professionals.-
Descrição: dc.descriptionIntroducción: La educación profesional en salud es un proceso complejo y constituye un desafío pedagógico sustancial que deben enfrentar los programas de residencia. En el entrenamiento de partería, hay lagunas en la evidencia científica sobre cómo enseñar prácticas seguras en la atención del parto normal. Objetivo: Comprender, desde el punto de vista de los actores formativos, cómo el proceso de formación de obstetras (médicos y enfermeras) en la modalidad de residencia desarrolla y enseña las prácticas recomendadas por las directrices nacionales e internacionales para la atención del parto normal. Método: La investigación cualitativa fue la base metodológica de este estudio. Treinta y cinco profesionales participaron en la investigación, 21 médicos y 14 enfermeras, de una institución educativa pública en el Medio Oeste de Brasil. Los datos se recopilaron a través de entrevistas cara a cara abiertas realizadas entre marzo y junio de 2018. Se clasificaron en temas emergentes, con el apoyo del software NVivo®. Dos investigadores revisaron los datos y, por consenso, se confirmaron los temas identificados. Resultados: De los informes, se codificaron 5 temas: enfoque de buenas prácticas en la atención normal del parto; prácticas innecesarias que quedan; normas y rutinas en el cuidado normal del parto; procesos de trabajo en el entorno de residencia obstétrica; y búsqueda y actualización de evidencia científica para la enseñanza de buenas prácticas clínicas. Conclusión: Los resultados apuntaron a la necesidad de reorganizar los procesos de trabajo en el escenario de residencia, con acciones continúas dirigidas a fortalecer los procesos pedagógicos, la calificación de los actores involucrados en la formación y organización de los servicios de atención del parto, para ampliar potencial disruptivo de nuevos profesionales de la salud.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectResidência médica-
Palavras-chave: dc.subjectParto normal-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência perinatal-
Palavras-chave: dc.subjectObstetrícia-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da saúde-
Título: dc.titleO processo de formação de enfermeir@s e médic@s na modalidade residência obstétrica a partir da percepção dos preceptores-
Título: dc.titleO processo de formação de enfermeiros e médicos na modalidade residência obstétrica a partir da percepção dos preceptores-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.