A pessoa surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTacca, Maria Carmen Villela Rosa-
Autor(es): dc.creatorRazuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:23:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:23:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630439-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho surgiu a partir da inquietação da pesquisadora, a qual atuou como professora regente de Química e intérprete de Libras, com relação aos procedimentos de escolarização de surdos, em escolas de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Essa inquietação surgiu com a observação de que, mesmo ao final do Ensino Médio, era evidente o despreparo dos alunos surdos com relação a conteúdos básicos. Dessa forma, a presente pesquisa se propõe a identificar alunos surdos inseridos em escolas regulares que vivenciem situações diferenciadas com relação à aprendizagem de Ciências; analisar as relações pedagógicas estabelecidas, a organização da prática pedagógica, os processos de avaliação e as bases de escolha dos docentes envolvidos; analisar o domínio da língua (Libras e língua portuguesa) e como estas se fazem presentes nos processos de ensino aprendizagem; e, por fim, analisar a consolidação da aprendizagem de conceitos em tais alunos. Adotamos a Epistemologia Qualitativa de González Rey para orientar a pesquisa empírica, a qual pressupõe a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Participaram desta pesquisa alunos e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa empírica envolveu observações, pesquisa documental, entrevistas, conversações, conversações provocativas e grupos focais. As análises permitiram fundamentar o fato de que as possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização da pessoa surda têm relação com fatores linguísticos e pedagógicos. Porém, nesta tese, constatamos que a aprendizagem dos sujeitos surdos está ainda mais diretamente ligada à constituição subjetiva do sujeito e sua relação com a surdez. Nesse aspecto, destacamos que o domínio de Libras exerce importante papel na relação do sujeito com sua situação de surdez, o que implica (e é implicado) em sua constituição subjetiva. Pretendemos com este estudo contribuir para um processo de escolarização mais eficiente para os alunos surdos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work arose from the concern of the researcher, which served as Regents Professor of Chemistry and interpreter of pounds in relation to the procedures of deaf education, basic education schools in the Education Department of the Federal District. This concern arose with the observation that even at the end of high school, it was apparent unpreparedness of the deaf with respect to basic content. Thus, this research aims to identify deaf students placed in mainstream schools to experience different situations with respect to the learning of science, analyzing the pedagogical relationships established, the organization of pedagogical practices, evaluation procedures and the bases of choice for teachers involved, analyze the domain of language (Pounds and Portuguese) and how these are present in the processes of teaching and learning, and finally see the consolidation of learning concepts such students. We adopted the Epistemology of Qualitative González Rey to guide empirical research, which involves the production of knowledge through constructive-interpretative analysis. The sample survey of students and teachers start and end years of elementary and high school. The empirical research involved observations, research, interviews, conversations, provocative discussions and focus groups. The analysis allows to justify the fact that the possibilities in the process of learning and education of the deaf person are related to educational and linguistic factors. However, in this thesis, we found that the learning of deaf subjects are more directly linked to the subjective constitution of the subject and its relation to deafness. In this regard, we emphasize that the domain pounds plays an important role in the relationship between subject and their state of deafness, which implies (and is implied) in its subjective constitution. We intend this study contribute to a more efficient process of schooling for deaf students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - educação em ciências-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinais - educação-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - integração social-
Título: dc.titleA pessoa surda e suas possibilidades no processo de aprendizagem e escolarização-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.