Teoria do valor e trabalho produtivo no setor de serviços

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Autor(es): dc.creatorDal Rosso, Sadi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:23:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:23:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2014-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20608-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792014000100006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630359-
Descrição: dc.descriptionInterpretações da teoria do valor trabalho encontram dificuldades em definir o papel e o lugar das atividades de serviço com relação à produção ou não de valor. Esse problema ganha magnitude na medida em que a perspectiva histórica mostra que os serviços são grandes empregadores de mão de obra na atualidade. Tradicionalmente, os serviços são entendidos como atividades não produtivas, devido ao fato, dentre outros argumentos, de que não resultam em materialização na forma de mercadorias, ou que não produzem novos valores e mais-valia. O objetivo deste artigo é examinar essa questão e sugerir a proposição de que certos serviços, que preenchem determinadas condições, podem ser interpretados como produtivos de valor e de mais-valia. O artigo examina as categorias materialidade e imaterialidade, assim como as de trabalho produtivo e não produtivo de valor, introduzindo, a seguir, critérios para distinguir trabalhos produtivos e não produtivos de valor no setor de serviços. Com isso, pretende contribuir para clarificar o entendimento da teoria do valor trabalho num terreno entrecruzado de polêmicas e de posições teóricas diferenciadas. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionInterpretations of the labor theory of value face difficulties in defining the role and place of service activities with relation to the production or not of value. This problem becomes even more pronounced while historic perspective shows that nowadays services are the great employers of labor. Traditionally, services can be understood as non-productive activities, due to the fact, amongst other arguments, that they are not materialized as commodities, or that they do not produce new values and surplus-value. This paper aims to examine this issue and suggest the proposition that some services that meet specific conditions can be interpreted as productive in terms of value and surplus-value. This paper examines the categories of materiality and immateriality, as well as those of productive and non-productive labor of value, then introducing criteria to make the distinction between productive and non-productive labor of value in the service sector. Thus, it intends to contribute to clarify the understanding of the labor theory of value in a field intercrossed with discussions and differentiated theoretical standpoints. __________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ-
Descrição: dc.descriptionIl est difficile pour certaines interprétations de la théorie de la valeur-travail de définir le rôle et la place des activités de service quant à la production ou non de valeur. Ce problème s'amplifie dans la mesure où, pris dans une perspective historique, il est démontré que les services sont actuellement une importante source d'emplois. Les services ont traditionnellement été considérés comme des activités non-productives car, entre autres arguments, on estime qu'ils n'aboutissent pas à la matérialisation de marchandises ou à la production de nouvelles valeurs ou de plus-value. Le but de cet article est de se pencher sur cette question et de suggérer que certains services, qui répondent à des critères définis, peuvent être considérés comme producteur de valeur et de plus-value. On y analyse les catégories matérialité et immatérialité ainsi que celles du travail producteur et non producteur de valeur pour introduire ensuite des critères capables de faire la distinction entre travail producteur et non producteur de valeur dans le secteur des services. L'intention est de contribuer à clarifier la compréhension de la théorie de la valeur-travail sur un terrain semé de polémiques et de positions théoriques controversées.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCaderno CRH - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 maio 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMais-valia-
Palavras-chave: dc.subjectServiços (Economia)-
Título: dc.titleTeoria do valor e trabalho produtivo no setor de serviços-
Título: dc.titleLabor theory of value and productive labor in the service sector-
Título: dc.titleThéorie de la valeur et du travail productif dans le secteur des services-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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