Gestão universitária : construindo narrativas na ótica de gestores da UnB do Campus Ceilândia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Liliane Campos-
Autor(es): dc.contributoralexandraflavia30@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorCosta, Alexandra Flávia Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:22:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:22:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38056-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630154-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação (FE), na linha de pesquisa: Processos Formativos e Profissionalidades. O foco deste trabalho é a gestão universitária, especificamente no nível de coordenações de curso e de direção de unidade acadêmica. Tais níveis de gestão são contemplados na Lei 12772/2012, esta lei define que o docente terá que exercer a função de direção, assessoramento, chefia e coordenação, muito embora, este profissional nem sempre se sinta preparado para tal. No entanto, estando preparado ou não, cabe ressaltar o quanto é importante que estes profissionais tenham uma formação adequada para atuarem em todo o âmbito organizacional, em especial, na gestão universitária, que sendo desempenhada de forma adequada contribuirá na qualidade dos serviços ofertados à sociedade. Neste contexto, este trabalho busca investigar como os docentes da Universidade de Brasília, campus UnB Ceilândia, a partir de suas narrativas, relatam o que é necessário para ser um gestor e como se percebem gestores? Partindo desta questão, o objetivo do estudo foi investigar como os gestores do campus UnB Ceilândia identificam as competências necessárias de um gestor e como se percebem nesta função. Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo bibliográfico, técnica de pesquisa documental e, posteriormente, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com nove gestores que atuam nas coordenações de cursos de graduação, pós-graduação, também participaram o diretor e o vice-diretor do campus e três profissionais que já atuaram na gestão do campus. Trata-se, portanto, de um estudo de caso devido às técnicas terem sido aplicadas em um campus universitário que tem suas características próprias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Os principais autores utilizados e que sustentaram a discussão teórica discorriam sobre formação, gestão universitária e saberes. Por meio desta pesquisa, partindo das vivências que foram relatadas a respeito dos desafios experimentados na prática da gestão, foi possível compreender a percepção dos docentes da educação superior, que relatam não terem sido preparados para assumir a gestão, assim, a maioria deles aprendeu ser gestor na prática, sempre contando com a ajuda dos pares. Os gestores entendem ser necessários diversos saberes para estarem na função, dentre eles estão: o conhecimento técnico, a liderança, a comunicação, a empatia, a disponibilidade em aprender, a habilidade de resolver conflitos, a ética, a organização e planejamento e, acima de tudo, o comprometimento com a instituição. O produto deste trabalho será o desenvolvimento de uma plataforma digital, dentro do site da unidade pesquisada, de forma que ela venha contemplar parte das necessidades apontadas pelos gestores entrevistados.-
Descrição: dc.descriptionThis research has been inserted in the Physical Education Post-Graduation Program of the University of Brasília (UnB), Education College (FE), in the research line: Training Processes and Professionality. This work focus is the university management, specifically in the level of course coordination and direction of academic unit. These management levels are present in the Law 12772/2012, which says that the lecturer will have to work in functions such as director, advisor, manager and coordinator, even though, this professional is not always prepared to these functions. However, whether or not this professional is prepared, it is necessary to highlight how important is to have these professionals with appropriate knowledge in order to act in all the organizational environment – especially in the university management - which will contribute in the services quality that are offered to the society, if correctly performed. Based on this context, this work aims the answer for the questions ‘How do lecturers from the University of Brasília - based on their narratives - describe what is necessary to be a manager? And ‘How do they describe themselves as managers?’. From these questions, the study objective went to investigate the way the managers of campus UnB Ceilândia identify the necessary competences of a manager and how they evaluate themselves in this function. This work shows a qualitative approach, from which a bibliographic study and a document research technique were done, then later, a semi-structured interview was applied with nine managers who work in the graduation and post-graduations courses coordination, with the campus director and vice-director and also with three professionals who had already worked in the management of the campus. Thus, this is a case study that had its techniques applied in a university campus which has its own characteristics. The collected data was submitted to content analysis. The main authors used and who supported the theoretical discussion were about training, university management and knowledge. Through this research, based on the experiences related to the challenges in the management practice, it was possible to understand the higher education lecturers’ perception. They say they have not been prepared to this function and, in most cases, they have learned during the work itself with their pairs. Managers believe that know-how is necessary to work in the function, such as: technical knowledge, leadership, communication, empathy, availability to learn, ability to solve conflicts, ethic, organization and planning, and above all, the commitment with the institution. The product of this work will be the development of a digital platform inside the website of the researched unit, such a way it can show part of the necessities presented by the interviewed managers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de educadores-
Palavras-chave: dc.subjectGestão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Título: dc.titleGestão universitária : construindo narrativas na ótica de gestores da UnB do Campus Ceilândia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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