Aprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHanna, Elenice Seixas-
Autor(es): dc.creatorHuber, Erick Rôso-
Autor(es): dc.creatorNatalino, Paula Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:22:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:22:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30130-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/630111-
Descrição: dc.descriptionO estudo avaliou o efeito de treino cumulativo de relações condicionais sobre a aprendizagem de rudimentos de leitura musical. Os estímulos foram sequências de notas nas modalidades: sonora (A), notação em clave de sol (B) e figura de teclado (C). Cinco estudantes universitários realizaram a Condição Não Cumulativa, composta por treinos AB e BC e testes, com dois exemplares diferentes em cada fase experimental. Na Condição Cumulativa, outros cinco participantes aprenderam as relações condicionais com os exemplares da Fase 2 acumulados aos da Fase 1. A Condição Cumulativa mostrou a manutenção de um número significativamente maior de relações AB, desempenhos superiores nos testes de formação de classes de estímulos equivalentes e escores mais elevados de leitura recombinativa do que a Condição Não Cumulativa.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the effects of cumulative training of conditional relations on learning rudiments of musical reading. The stimuli were sequences of notes in three modalities: sound (A); treble clef pentagram (B); and picture of keyboard (C). Five undergraduates were exposed to the Noncumulative Condition, which consisted of training AB and BC and testing, using different stimuli in each experimental phase. For the other five participants of Cumulative Condition, stimuli trained in Phase 1 were revised in the training of Phase 2. The Cumulative Condition showed maintenance of a larger number of AB relations, higher performances in tests of equivalence stimulus classes and higher scores of recombinative reading than Noncumulative Condition.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500206&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectRelações condicionais-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura recombinativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Título: dc.titleAprendizagem de rudimentos de leitura musical com ensino cumulativo e não cumulativo de relações condicionais-
Título: dc.titleLearning rudiments of music reading with cumulative and noncumulative teaching of conditional relations-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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