Abertura comercial, inflação e empreendedorismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEllery Junior, Roberto de Goes-
Autor(es): dc.creatorNascimento Júnior, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:20:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:20:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/629404-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo tentar verificar a existência de uma relação robusta entre inflação, empreendedorismo e abertura comercial por meio do emprego da metodologia de dados em painel. Romer (1993) usando dados de cross-section para uma amostra ampla de países concluiu que existe uma forte relação negativa entre inflação e abertura econômica. Para Romer isso implica numa conclusão de inconsistência temporal da política monetária. Sendo assim, a abertura comercial implicaria numa barreira ao estímulo do Banco Central gerar inflação. Este estudo verifica se a inclusão do empreendedorismo é capaz de agir de maneira similar à abertura econômica, mostrando assim que em países com instituições fracas a habilidade de abrir novas empresas pode funcionar como uma amarra ao estímulo que a autoridade monetária tem de gerar inflação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn models in which the absence of precommitment in monetary policy leads to inefficiently high inflation, an important prediction is that more open economies should have lower inflation rates [Romer, 1993]. This study explores the relationship between trade openness, entrepreneurship, and inflation. Besides check the validity of Romer’s (1993) main result, this article verifies if the inclusion of entrepreneurship is a valid barrier against inflation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectInflação-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Título: dc.titleAbertura comercial, inflação e empreendedorismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.