Análise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Glauber de Castro-
Autor(es): dc.creatorFreire, Fátima de Souza-
Autor(es): dc.creatorCrisóstomo, Vicente Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:20:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:20:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/629119-
Descrição: dc.descriptionEm nível mundial há uma tendência de avaliação do ensino superior, considerando-se aspectos institucionais e de desempenho discente. No Brasil, o tema tem sido debatido há algum tempo com processos concretos de avaliação sendo implantados recentemente. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) estão sendo avaliadas por meio de indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por outro lado, o desempenho discente de graduandos está sendo avaliado através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). De certa forma, os indicadores de gestão podem ser instrumentos adicionais de apoio para a gestão de IFES. O objetivo deste trabalho é analisar possíveis relações entre indicadores de gestão e desempenho discente. Para tanto, pesquisou-se uma amostra de 52 IFES no período de 2006 a 2008. Os resultados indicam que, de fato, alguns indicadores de gestão parecem ser capazes de influenciar o desempenho discente. Este é o caso, por exemplo, do custo por aluno que apresentou um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThere a trend toward the evaluation of higher education in many countries, taking into account institutional management and student performance. In Brazil, the topic has been debated for some time with concrete evaluation experiences recently. Federal Universities (IFES) are evaluated through management indexes proposed by TCU (Federal Court of Audit). Meanwhile, students are evaluated by ENADE (National Examination of Student Performance). In a certain way, management indexes may be additional instruments for IFES management. The purpose of this work is analyzing possible relations between management indexes and students’ performance at ENADE. We have analyzed a sample of 52 IFES in the period 2006-2008. Results signal that, indeed, some management indexes seem to be able to influence students’ performance. This is the case, for example, of the cost by student that has shown a positive effect on students’ performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade de Sorocaba-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista da avaliação da educação superior - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 1 nov. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectIndicador de desempenho-
Palavras-chave: dc.subjectGestão educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários - desempenho-
Título: dc.titleAnálise dos indicadores de gestão das IFES e o desempenho discente no ENADE-
Título: dc.titleAnalyzing management indexes of federal universities against students’ performance at ENADE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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