Um sertão Elomariano : identidade e modernidade na obra de Elomar Figueira Mello

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Helder Canal de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:19:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:19:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33718-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185419-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628927-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa apresentar a discussão sobre identidade na obra artística de Elomar Figueira Mello. Para tanto, busquei fazer uma discussão da identidade sertaneja do sul da Bahia, juntamente com suas alteridades mais próximas, a saber: o litoral baiano e a modernidade, e com a dinâmica existente na demarcação simbólica das diferenças culturais. Discuti, assim, a diferenciação espacial existente dentro da Bahia e a configuração dos padrões de significados entre sertão e modernidade. Finalmente, mostrei o amálgama existente entre um ethos e uma visão de mundo sertanejo e moderno, visto que ambos repartem o mesmo espaço.-
Descrição: dc.descriptionThis article revisits the issue of identity in the artistic work of the composer Elomar Mello. I investigate Mello’s views on the “sertanejo” (hinterland) identity associated with southern Bahia along with his considerations on modernity, as well as the identities of coastal Bahia. I am especially interested in showing how Elomar Mello’s work translates the process of symbolic demarcation of cultural differences. This central concern leads me to deal with the geographic differences within Bahia’s territory, as well as with the specific meanings commonly attributed to both modernity and the hinterland (“sertão”). In the end, I show how the identities and world views about modernity and hinterland are amalgamated to the extent that both are part and parcel of one single symbolic terrain.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo pretende presentar la discusión sobre identidad en la obra artística de Elomar Figueira Mello. Para ello, busqué hacer una discusión de la identidad sertaneja del sur de Bahía, junto con sus alteridades más cercanas, a saber: el litoral baiano y la modernidad, y con la dinámica existente en la demarcación simbólica de las diferencias culturales. Discutí, así, la diferenciación espacial existente dentro de Bahía y la configuración de los patrones de significados entre sertón y modernidad. Finalmente mostré la amalgama existente entre un ethos y una visión de mundo sertanejo y moderno, ya que ambos comparten el mismo espacio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherGrupo de Estudos em Literatura Brasileira ContemporâneaPrograma de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC - BY - NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182018000200361&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jan. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectMello, Elomar Figueira-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica sertaneja-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Título: dc.titleUm sertão Elomariano : identidade e modernidade na obra de Elomar Figueira Mello-
Título: dc.titleAn Elomarian sertão : identity and modernity in the work of Elomar Figueira Mello-
Título: dc.titleUn sertón Elomariano : identidad y modernidad en la obra de Elomar Figueira Mello-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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