Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Carolina Pescatori Candido da-
Autor(es): dc.creatorFaria, Marina Borges Horácio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:19:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:19:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628905-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender como o escritório dinamarquês BIG (Bjarke Ingels Group) desenvolve seus projetos, qual o papel da imagem em seu discurso e como o marketing e a relação com o poder público impulsionaram o reconhecimento de seus projetos e consequentemente a ascensão do escritório e da cidade em uma escala global. Esse debate buscou responder à questão: qual o papel da arquitetura para configurar os espaços não só como ícones, mas reafirmar discursos de poder e “sucesso” das cidades e desses escritórios responsáveis? Para isso, consideramos Copenhagen e o BIG dentro de um recorte temporal curto, entre 1990 e 2015. O recorte abrange desde o início das mudanças nas políticas da cidade e o início da carreira de Bjarke Ingels até o momento em que ambos adquiriram visibilidade global. A pesquisa permitiu compreender que o crescimento de escritórios de arquitetura na escala dos megaprojetos está diretamente associado à atuação do governo e dos investidores privados. Isso ficou perceptível na relação entre BIG e Copenhagen a partir de 3 aspectos. O primeiro diz respeito aos investimentos na imagem da cidade através de projetos de arquitetos locais, que foi o motivo pelo qual Ingels mesmo no início de sua carreira teve maior espaço no mercado Dinamarquês. Em segundo lugar, uma política que privilegiou soluções sustentáveis e os recursos naturais. Discurso que reverberou nos projetos do BIG e atribuiu maior visibilidade ao escritório em outros países devido ao momento de crises energéticas em que a sustentabilidade passava a ser mais valorizada. Por último, Copenhagen percebeu a boa comunicação que o BIG estava estabelecendo com o público através de seus vídeos e a repercussão que estava adquirindo entre arquitetos e empreendedores. A partir disso investiu mais ainda na propaganda dos projetos desenvolvidos pelo escritório nos panfletos e propagandas da cidade. A pesquisa buscou contextualizar e compreender a atuação do BIG dentro de um processo muito mais largo e que estabeleceu desde o início relações com as demandas de agentes privados. Sua atuação esteve sempre orientada para esse mercado das imagens e da propaganda e em busca do caráter icônico de seus projetos. Portanto, foi a partir da soma desses aspectos e de uma relação simbiótica entre BIG e Copenhagen que ambos conseguiram se promover globalmente.-
Descrição: dc.descriptionThis Master’s dissertation aims to know how the danish architecture office BIG (Bjarke Ingels Group) how they provide their projects. Also to unders- tand what is the role of the image in their discourse and how the marketing and the relationship with the public power have boosted the recognition of their projects and consequently, a rise of the office and Copenhagen on a global scale. This debate sought to answer the question: what is the role of architecture to configure spaces not only as icons, but to reassert discourses of power and success of cities and of the responsible offices? To do so, we consider Copenhagen and BIG within a brief time retrospective between 1990 and 2015. The time range covers the changes on the poli- tics of the city and the beginning of Bjerke Ingels’ career until they both gained global visibility. The research allowed us to understand that the growth of architecture offices on the megaprojects scale is linked to the performance of government and private investors. This was noticeable in the relationship between BIG and Copenhagen from 3 aspects. The first concerns the investments in the image of the city through local office projects and was the reason that Bjarke Ingels, even at the beginning of his career, had more space on the danish market. Second, a policy that focused on sustainable Solutions and natural resources. Speech that reverberates in the projects of the BIG and attributed greater visibility to the office in other countries due to the moment of energy crises in which the sustainability ha- ppened to be more valued. Finally, Copenhagen noticed the good commu- nication skills that the BIG was establishing with the audience through their videos and his arising repercussion with architects and entrepeneurs. From this the government invested more in the propaganda of the projects developed by the office in the leaflets and advertisements of the city. The research sought to contextualize and understand the work of BIG within a much broader process and that established from the out- set relations with the demands of private agents. His performance was always oriented to the market of images and advertising and the se- arch of the iconic character of his projects. Therefore, it was from the sum of these aspects and from a symbiotic relationship between BIG and Copenhagen that both managed to promote themselves globally.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing urbano-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectCopenhagen-
Título: dc.titleEntre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.