Diferencial salarial público-privado e desigualdade de renda per capita no Brasil

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Autor(es): dc.creatorSouza, Pedro Herculano Guimarães Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:19:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:19:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28744-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-41612013000100001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628770-
Descrição: dc.descriptionO estudo estima a contribuição específica do diferencial salarial entre trabalhadores com características semelhantes dos setores público e privado para a desigualdade na renda domiciliar per capita no Brasil. A estimação baseia-se em simulações contrafactuais e o cálculo das contribuições para a desigualdade em uma decomposição de fatores do coeficiente de Gini. Os dados são provenientes da PNAD 2009. O diferencial equivale a cerca de 17% da massa salarial dos servidores públicos, é regressivo e altamente concentrado, mas tem volume pequeno na renda total (1%) e, por isso, contribui para cerca de 3% da desigualdade total. Os efeitos sobre a desigualdade da composição da força de trabalho nos setores são muito maiores que efeitos da segmentação do mercado de trabalho entre os dois setores. Essas conclusões são pouco sensíveis a modificações de definições de setor e diferentes técnicas de estimação.-
Descrição: dc.descriptionWe estimate the contribution of the wage differential between workers with the same attributes in the public and private sectors to the household per capita income inequality in Brazil. The estimate is based on counterfactual simulations and the contribution to inequality on a factor decomposition of the Gini coefficient. Data comes from the Brazilian National Household Survey PNAD 2009. The differential corresponds approximately to 17% of the wage bill of workers in the public sector, is regressive and highly concentrated. However, because it amounts to a small share of the total income (1%) its contribution to the total inequality is of 3%. The sector composition effects on inequality are times higher than the segmentation (price) effects. These conclusions are robust to changes in the definition of the sectors and to different estimation techniques.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos Econômicos - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612013000100001&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 31 ago. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectRenda - distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectSalários-
Palavras-chave: dc.subjectServidores públicos-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Título: dc.titleDiferencial salarial público-privado e desigualdade de renda per capita no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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