Cooperação Acadêmica Internacional : um estudo da atuação da CAPES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchmidt, Benício Viero-
Autor(es): dc.creatorRosa, Leonardo Osvaldo Barchini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:18:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:18:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-22-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628662-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, CEPPAC - Centro de Pesquisa e Pós - Graduação sobre as Américas, 2008.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como escopo analisar a trajetória da cooperação acadêmica internacional no Brasil e sua influência na educação superior, enfocando o trabalho na participação da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil nesse contexto. A pesquisa teve como principal objetivo descrever e analisar o histórico da educação superior brasileira ligada à criação das principais agências de fomento à cooperação acadêmica internacional, bem como realizar uma análise sobre a evolução do trabalho executado pela CAPES, especialmente por sua Diretoria de Relações Internacionais, nesse campo. A dissertação mostra a forte influência de países estrangeiros, principalmente Europeus e os Estados Unidos na criação e desenvolvimento do sistema universitário brasileiro e na pós-graduação brasileira, analisa e esquematiza os programas de cooperação em curso na CAPES e, ao final, procura traçar mecanismos de avaliação da eficácia do fomento à cooperação internacional desenvolvida pela agência. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis thesis had the scope of analyzing the international academic cooperation in Brazil and its influence in higher education, focusing the work on CAPES, Brazilian Federal Agency for Support and Evaluation of Graduate Education of the Ministry of Education of Brazil in this context. The main objective of the research was to describe the historic development of the Brazilian higher education and the creation of the main support agencies of the academic cooperation, as well as analyze the evolution of the work developed by CAPES specially within its Directorate of International Relations in this field. The thesis shows the strong influence of foreign countries, mainly european and the United States in the creation and development of the Brazilian university system and post-graduate courses, describes and prepares a scheme of the ongoing cooperation programas of CAPES and, in the end, tries to propose mechanisms of evaluation of the efficiency of the support of the internacional cooperation developed in the agency.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação universitária-
Palavras-chave: dc.subjectPós-graduação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleCooperação Acadêmica Internacional : um estudo da atuação da CAPES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.