Marcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMadeira, Maria Angélica Brasil Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gustavo Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:18:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:18:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628487-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho segue no esforço de investigar novos olhares lançados sobre aspectos culturais do consumismo contemporâneo e busca uma reflexão teórica acerca do consumo de mercadorias e seus usos na forma de expressão individual. Em termos práticos, consiste na ideia dos usos e construções da comunicabilidade dos objetos na sua forma de expressão intencional das individualidades - operações interpretativas do emissor/receptor - e seu papel socializador em jovens metropolitanos. O emissor-consumidor aparece sob a forma de jovens consumidores de uma Feira de Brasília. O receptor aparece na pesquisa na figura das tribos urbanas, na espécie de um “outro tipificado”, representando um importante fator de socialização dos jovens. Comparando as unidades conceituais na fala dos entrevistados, pode-se destacar a importância da escolha da mercadoria no desempenho de papéis sociais, especialmente no suprir das expectativas e no reivindicar do significado dentro de contextos de sociabilidade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to investigate new points of view built over cultural aspects of contemporary consumerism and seeks a theoretical reflection about the consumption of goods and their use as a form of individual expression. In practical terms, it consists of the idea of the forms of use and construction of objects transmissibility in their way intentional expression of individualities -interpretive transmitter/receiver operations - and their socializing role among metropolitan youngsters. The emitter-consumer appears in the form of young consumers in a fair in Brasilia. The receiver appears in the study represented by urban tribes, assuming the form of a "typified other", representing an important factor in youngsters socialization. Comparing the conceptual units within the speech of the interviewees, one can highlight the importance of the choice of specific merchandise on the performance of social roles, especially when meeting expectations and demanding significance within social contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Título: dc.titleMarcas da percepção : um estudo sobre o uso de produtos falsificados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.