O realismo e o sentido de unidade em Papéis Avulsos, de Machado de Assis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
Autor(es): dc.creatorMachado, Ricardo Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:18:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:18:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/31023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628434-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2017.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho estuda os elementos da obra Papéis avulsos (1882), de Machado de Assis, que conferem a ela um sentido de unidade. Partindo da indicação feita pelo próprio autor em advertência à obra e coletando dados através dos 12 contos que compõem a coletânea, pretende-se (re)articular tal unidade, valendo-se, para tanto, da contribuição de diversos estudiosos da literatura machadiana. À produção de Roberto Schwarz, John Gledson, Antonio Candido e outros, será coligida a teoria social do filósofo húngaro György Lukács. Tendo como pressupostos os princípios formulados por Karl Marx e Friedrich Engels, Lukács possui uma robusta produção teórica (filosófica e de crítica literária), articulada em bases materialistas, principalmente a partir dos anos 1930. O desafio encontra-se justamente em colocar em debate os princípios estéticos formulados pelo filósofo húngaro e a rica produção já existente de análises concretas da obra do autor brasileiro. O humor, a crítica ao naturalismo e a dialética essência/aparência se articulam em contos que representam bem a virada no método de composição de um dos maiores escritores brasileiros, o que irá resultar no potente realismo (entendido enquanto modo de representação literária) da narrativa machadiana. Publicada pouco depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Papéis avulsos contém muito da revolução formal operada por Machado de Assis naquele romance e é bem representativa do processo pelo qual o autor passara até chegar ao tom único que marca as Memórias.-
Descrição: dc.descriptionThe present work studies the elements of the collection Papéis avulsos (1882), written by Machado de Assis, which gives to it a unity sense. Taking an indication made by the author himself in an introduction of the book and collecting elements through the 12 short stories that composes the collection, this study pretends to articulate that unity, using by that so, at first, the contribution of many critics of the Machado de Assis’ literature. To the production of Roberto Schwarz, John Gledson, Antonio Candido and others, will be brought together the social theory of the Hungarian philosopher György Lukács. Taking by assumption the for-mulated principles by Karl Marx and Friedrich Engels, Lukács has a vast theoretical produc-tion (both philosophical and literary critic), articulated in materialistic bases, mainly after the 1930’s. The main goal is to put in debate the aesthetic principles structured by the Hun-garian philosopher and the contribution made by the mentioned critics, which analyzed Ma-chado de Assis’ concrete work. The analysis shows that the humor, the essence-apppearance dialectic, and the criticism of naturalistic literature, are articulate between themselves in these short stories, representing a change in the composition method of the great Brazilian author. That articulation will result in the realism (understood as a literary technique) of these short narratives. Published in a little period after the novel Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Papéis avulsos contains a lot of the formal revolution promoted by Ma-chado de Assis in that novel, and the collection represents very well the process by which the author has passed until he reaches the unique tom that marks the 1881’s novel.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAssis, Machado de, 1839-1908 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectRealismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectHumor, sátira, etc.-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica literária-
Palavras-chave: dc.subjectDialética-
Título: dc.titleO realismo e o sentido de unidade em Papéis Avulsos, de Machado de Assis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.