Introdução ao R no Ensino Médio usando recuperação de imagens como motivação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRispoli, Vinicius de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorSantos, Kellem Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:18:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:18:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628415-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo apresentar roteiros de aula para alunos do Ensino Médio utilizando recursos computacionais e a técnica de inpainting por meio da linguagem de programação R. Para tal, serão apresentados a linguagem de programação R e o conceito de inpainting. Após isso, será apresentada a biblioteca (com seu código-fonte em R) que implementa a técnica de inpainting de forma básica usando o filtro Gaussiano. Então, será descrito um código exemplo de como utilizá-la. Os roteiros de aula incluem apresentação da linguagem R de programação e a teoria básica de filtro Gaussiano aos alunos bem como exemplos de códigos-fonte, além de introdução à técnica de inpainting e programação por parte dos alunos – utilizando a biblioteca – para implementarem a técnica em aula.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present class scripts for high school students including computational resources and the inpainting technique using the R programming language. For this pur- pose, the R programming language and the inpainting concept will be presented. After that, the library - with its source code in R - will be presented, which implements the inpainting technique in a basic approach using Gaussian filter. Then, an example code of how to use it will be described. Class scripts include presentation of the R programming language and basics of Gaussian filter to students as well as source code examples, in- troduction to the inpainting technique, presentation of mobile applications that use the technique and programming by students – using the library – to implement the technique in class.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectInpainting-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem de programação R-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Título: dc.titleIntrodução ao R no Ensino Médio usando recuperação de imagens como motivação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.