Sonificações visuais : criação em Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCIs)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães-
Autor(es): dc.creatorPassos, Krishna Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:17:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:17:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/628166-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese, de cunho prático e teórico, emerge de investigações, proposições e experimentações artísticas que partem da premissa: é possível a criação de obras/processo baseadas em conjunturas complexas formadas por interações transitórias, circunstanciais, instáveis e fluidas, compostas por elementos como o som, a luz, a água e o ar. Nesse contexto, criamos o que chamamos de Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCI) que são obras/processo, cocriações artísticas fundadas em interdependências de forças que incluem desde propriedades vibratórias, que compõe fenômenos do som, até propriedades da luz, de efeitos óticos e, por vezes, de organismos vivos. Configurações nas quais a tecnologia usada é de baixa complexidade (Pós- digital) e tende a enfatizar elementos naturais. Os SCIs são o centro de nosso método, por meio deles sugerimos tangenciamentos incomuns sobre fenômenos existentes para além da matéria e, principalmente, para além de nossas percepções mais evidentes, eles nos revelaram potentes espaços poéticos para a construção simbólica de saberes e de conhecimentos não cartesianos nem racionais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThis thesis, which is both practical and theoretical, describes artistic investigations and experiments that start from the premise : is it possible to create works / processes based on complex conjunctures of transient, circumstantial, unstable and fluid interactions of sound, light, water and air? We created what we call Unstable Circumstantial Systems (SCI) which are works / processes, artistic co-creations founded on interdependencies of forces that range from vibrational properties of sonic phenomena, to light properties, optical effects and even biological properties of living organisms. We use technology which is low complexity (Post-digital) and tends to emphasize natural elements. SCIs are the center of our method, and we use them to suggest unusual tangents to explore existing phenomena beyond matter and, above all, beyond our most evident perceptions. These have revealed powerful poetic spaces for the symbolic construction of knowledge and wisdom that is neither Cartesian nor rational.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedades vibratórias-
Palavras-chave: dc.subjectArte sonora-
Palavras-chave: dc.subjectArte laser-
Palavras-chave: dc.subjectArte e tecnologia-
Título: dc.titleSonificações visuais : criação em Sistemas Circunstanciais Instáveis (SCIs)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.