Homenagem à Eros Volúsia na Universidade de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva (Coord.), Soraia Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:17:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:17:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2002-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23807-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627964-
Descrição: dc.descriptionPROGRAMA-
Descrição: dc.descriptionMomento 1-
Descrição: dc.descriptionCoreografia: Eros Volúsia / Música "Tico-Tico no Fubá" de Zequinha de Abreu / Reconstituição: Soraia Silva / Bailarinas: Ana Vaz, Maíra, Maria Neves Garcia, Soraia Silva, Themis Lobato, Soraia Silva / Iluminação: Marcelo Augusto / Fotos: Mamuel Torres-
Descrição: dc.descriptionMomento 2-
Descrição: dc.descriptionVídeo "Eros Volúsia: o bailado brasileiro"-
Descrição: dc.descriptionConcepção: Soraia Silva / Edição: Lorenildo T. Pedrosa / Finalização: Marcus Martins-
Descrição: dc.descriptionMomento 3-
Descrição: dc.descriptionVivência musical: Amaury Menezes / Instrumentos: Kátia Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMomento 4 - Homenagem-
Descrição: dc.descriptionDireção geral: Soraia Maria Silva-
Descrição: dc.descriptionFoi com olhar de curadoria com sinergia mnemônica que se revisitou a obra da bailarina Eros Volúsia em 26 de fevereiro de 2002, uma das primeiras produções do CDPDan (Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança/Departamento de Artes Cênicas/Universidade de Brasília). Nessa época foi realizada uma homenagem com a presença da bailarina, no campus da Universidade de Brasília, com o apoio da FINATEC. Nesse evento foi remontada a coreografia Tico-Tico no Fubá de Eros Volúsia, com música de Zequinha de Abreu. A remontagem foi baseada na cena apresentada pela bailarina no filme Rio Rita, de 1942, da MGM, estrelando Albott e Costello. Usando a própria mídia do filme, foi feita a recriação do figurino e dos passos elaborados por Eros, para realizar a dansintersemiotização, assim com depoimentos da bailarina, os quais estão registrados na pesquisa de doutorado de Soraia Silva publicada pela Editora da Universidade de Brasília em 2007: Poemadançando Gilka Machado e Eros Volúsia. Após a apresentação da remontagem da coreografia Tico-Tico no Fubá foi projetado um documentário de fotos e eventos registrados a partir do acervo pessoal da bailarina, assim como realizou-se uma exposição de banners de fotos da mesma na entrada do teatro. Essa iniciativa pretendia despertar naquela ocasião a importância de um modo de compor coreografias, típico dessa artista, a qual fez muito sucesso projetando a dança brasileira em palcos internacionais. A preocupação volusiana eram as referências estéticas de uma brasilidade mais popular hibridizada em sua obra com técnicas mais eruditas. Método muito pioneiro em sua época. Retomar os signos mnemônicos da bailarina homenageada foi um passo no sentido de dansintermediar o processo dansintersemiótico realizado pela bailarina. A Dansintermediação então passou a ser um procedimento comum, e um conceito mais abrangente adotado nas produções realizadas pelo CDPDan. No artigo “Por uma arqueologia cênica da dança: estudos de representação mediada, dansintermediação”1, discute-se esse conceito. Uma dança mais sensorial, regida no domínio do espaço, dos objetos, das palavras e dos gestos como extensões orquestradas por correspondências e analogias vivas, bem ao gosto artodiano. Assim, a integração das linguagens da cena caracteriza a dansintermediação: a busca da tridimensionalidade multiespectral viva e atuante, criando diferentes níveis, ritmos, perspectivas distinções de timbres e dissonâncias imbricadas entre as várias linguagens. Também notamos que essa tendência de evolução do processo de dansintersemiotização em direção à dansintermediação propicia mais inserções sinérgicas mnemônicas expandidas na cena por meio desse movimento de interação de linguagens. O que no caso da cena de homenagem à Eros Volúsia se completa com a projeção do documento memorial.-
Descrição: dc.description_________________________-
Descrição: dc.description1 Artigo de Soraia Silva publicado nos anais do 6.art- Arte e Tecnologia: interseções entre arte e pesquisas tecno-científicas. Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Org. Suzete Venturelli. Brasília, 2007, p. 2932-294.-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCentro de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia - Instituto de Artes - Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pela diretora geral do evento com as seguintes condições: autorizo a Universidade de Brasília a disponibilizar por meio do site repositorio.unb.br sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção artística brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectVolúsia, Eros - 1914-2004-
Título: dc.titleHomenagem à Eros Volúsia na Universidade de Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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