Do Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Mônica Celeida Rabelo-
Autor(es): dc.creatorFialho, Maria Helena Sousa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:17:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:17:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627934-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2012.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um relato autoetnográfico sobre a minha experiência na gestão de políticas públicas, no contexto da educação escolar indígena. Relato o processo da minha formação e inserção no indigenismo, tendo como foco a reflexão sobre a minha prática profissional na educação escolar indígena, ao longo de uma década. Busco compreender como se estabeleceu a política nacional de educação escolar indígena, analisando criticamente as conquistas, tensões e retrocessos que marcaram a história recente dessa política pública. Realizo esse exercício sob o ponto de vista de quem participou ativamente desse processo (ou seja como insider), exigindo uma atenção permanente e um esforço de crítica e autocrítica. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a self-ethnographic narrative about my experience in managing public policies, in the context of indigenous education. The work is based on my learning process and my introduction to the indigenous culture, or “indigenismo”, focusing on reflections about my professional work in the indigenous education for over a decade. I sought to understand how a national policy for indigenous education was established, critically analyzing achievements, setbacks and tension relationships that have market the recent implementation of such policy. The work was elaborated from an insider point of view, a person who has been actively participating in the process, which required a permanent attention and effort of criticism and self-criticism.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e desenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectÍndios da América do Sul - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDo Araguaia ao Planalto : uma auto-análise da gestão de políticas públicas em educação escolar indígena-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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