Análise de qualidade do ensino nas escolas públicas do Distrito Federal utilizando prova Brasil : uma aplicação de análise por envoltória de dados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeimetz, Rui-
Autor(es): dc.creatorHung, Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:17:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:17:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20770-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627881-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.-
Descrição: dc.descriptionAs escolas públicas do Distrito Federal possuem a mesma fonte financeira, os alunos possuem o mesmo tipo de acesso, os professores possuem a mesma carreira. Porém os resultados da Prova Brasil são diferentes. Com o intuito de analisar a qualidade do ensino utilizando os resultados da Prova Brasil, as escolas foram divididas em dois grandes grupos que são Ensino Fundamental I e II porque estão em anos diferentes que é 5º ano e 9º ano, sem esquecer que cada um desses anos faz provas diferentes. Cada grupo foi dividido em dois conglomerados que são escolas que estão localizadas em regiões mais ricas com mais infraestrutura e em regiões mais pobres com menos infraestrutura. Em seguida aplicou-se o modelo DEA (Análise por Envoltória de Dados) nestes quatro grupos para obter-se informações de quais são as eficientes. Neste sentido, identificam-se ações e estratégia para que as escolas ineficientes sejam projetadas para o patamar de eficiência.-
Descrição: dc.descriptionThe public schools of the Federal District have the same financial source, students have the same access type, teachers have the same career. But the results of the Prova Brasil are diferent. Thus, they were divided into two groups which are Elementary School I and II because they are in diferent years that are 5º and 9º grades, without forgetting that each of those years has diferent tests. Thus, each of the group was divided into two clusters which are schools that are located in richer regions with more infrastructure and in poorer areas with less infrastructure. Then it was applied up the DEA (Data Envelopment Analysis) model in these four groups to discover eficiente schools. Inefcient schools will be lifted up to the level of efciency.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectProva Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - avaliação-
Título: dc.titleAnálise de qualidade do ensino nas escolas públicas do Distrito Federal utilizando prova Brasil : uma aplicação de análise por envoltória de dados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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