Avulsão dentária : efeito da informação na mudança de comportamento em diferentes grupos profissionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Júnior, Edson Dias-
Autor(es): dc.creatorFrujeri, Maria de Lourdes Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:16:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:16:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/5238-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627702-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2006.-
Descrição: dc.descriptionA avulsão dentária é muito comum durante as práticas esportivas, no ambiente escolar e no lazer. Professores, técnicos esportivos e pessoas leigas são freqüentemente requisitados para prestar os primeiros socorros. As primeiras ações são cruciais para o prognóstico do dente avulsionado. Com o objetivo de avaliar a influência do trabalho educativo nos diferentes grupos de profissionais a respeito do conhecimento, prevenção e manuseio urgencial do dente avulsionado foram selecionados cinco grupos profissionais (professores de ensino fundamental, profissionais de educação física, bancários, cirurgiões-dentistas e médicos), inscritos nas Entidades de Classe na cidade de Brasília, região do DF, Brasil. A avaliação foi feita por meio de dois questionários aplicados aos profissionais, sendo um aplicado antes da palestra informativa, com o intuito de averiguar as noções do profissional sobre o assunto, e o outro dois meses após a mesma, para a verificação do ganho de conhecimento pelos profissionais e, naturalmente, avaliar a influência das informações transmitidas. Os resultados dos 479 questionários retornados foram tabulados, apurados e analisados estatisticamente por meio dos Softwares SAS (SAS Institute, Cary NC) e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences - SPSS Inc, Chicago). Para avaliar a diferença entre as respostas antes e depois da palestra educativa foi utilizado o teste de Wilcoxon. Verificou-se mudança estatisticamente significante nas respostas dos profissionais após a transmissão das informações em todos os grupos (p < 0,0001). No primeiro questionário, foi observada falta de conhecimento em relação ao assunto e às ações adequadas a serem realizadas diante do traumatismo. Entretanto foi observada substancial melhoria em suas respostas após as informações recebidas na palestra educativa, mostrando deste modo, a importância da informação no conhecimento sobre o pronto atendimento desta injúria traumática. Concluiu-se que a educação é extremamente importante para favorecer o conhecimento da prevenção e do manuseio urgencial de um dente avulsionado e conseqüentemente pode melhorar o prognóstico da avulsão dentária. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionDental avulsion is very common during sports practice at school environments or during leisure time. Professors, coaches and the public in general frequently asked to provide first aid in such urgencies. First aids are crucial for the prognosis of the avulsed tooth. With the objective to evaluate the influence of educational work among different group of professionals regarding knowledge, prevention, and urgency tooth management, there were selected five professional groups (first grade teachers, physical education teachers, bank clerks, surgeon-dentists and doctors), who belong to Unions in Brasília, in the Federal District region, Brazil. The evaluation was made by means of 2 questionnaires. One was applied before de lecture, in order to evaluate the professionals’ knowledge on the subject; and the other was applied 2 months after the lecture, to verify the professionals’ gain of knowledge and, naturally, to evaluate the influence of the information delivered. The results on the 479 questionnaires answered were formatted, assessed and analyzed statistically by the Softwares SAS (Institute Cary, NC) and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences – SPSS Inc, Chicago). In addition, to evaluate the difference between the responses given on the questionnaires applied before and after the lecture, it was utilized the Wilcoxon test. In all groups of professionals it was observed a statistically significant change in the responses given by participants after the information delivered (p < 0,0001). In the first questionnaire, it was observed a lack of knowledge on the subject and on the adequate actions to be taken in a dental trauma. On the other hand, it was verified a substantial improvement on the responses after receiving information on the lecture. This way, it shows the importance of knowledge on the subject for prompt care of this traumatic injury. It was concluded that Education is extremely important to favor the knowledge of prevention, emergency handling of an avulsed tooth and, consequently, it may better dental avulsion prognosis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDentes-
Palavras-chave: dc.subjectReimplante dentário-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeiros socorros-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectImplantes dentários osseointegrados-
Palavras-chave: dc.subjectOdontologia-
Título: dc.titleAvulsão dentária : efeito da informação na mudança de comportamento em diferentes grupos profissionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.