As questões socioambientais reveladas a partir das percepções das crianças sobre a Cidade Estrutural (DF) em um contexto educativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPato, Claudia Márcia Lyra-
Autor(es): dc.creatorAlves, Fernanda Fagundes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:16:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:16:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17342-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.17342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627651-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionNo atual contexto educativo, questões relativas à percepção ambiental dos sujeitos têm sido valorizadas tanto para compreensão dos processos de aprendizagem quanto para o desenvolvimento de metodologias que contribuem no enfrentamento de questões socioambientais que os envolvem e na formação de sujeitos ecológicos. Nessa perspectiva, este trabalho investiga a percepção ambiental de crianças moradoras da Cidade Estrutural – DF sobre o local onde vivem no que diz respeito a aspectos vinculados à questões socioambientais desveladas a partir da leitura de fotografias realizadas por elas em uma oficina educativa. A partir da análise de um total de 15 fotografias, selecionadas pelos participantes em meio a atividades pedagógicas, foram reveladas questões vinculadas à Cidade Estrutural - DF relativas à convivência familiar e comunitária, lazer, áreas verdes, infraestrutura urbana, mobilidade e resíduos sólidos que se constituíram em uma narrativa complexa ligadas às suas percepções da cidade.-
Descrição: dc.descriptionIn the current educational context, issues regarding the environmental perception of the subject have been valued both in the understanding of the learning process and in the development of methodologies that contribute to resolve environmental issuesrelated to the formation of ecological subjects. In this perspective, this research investigates the environmental perception of children living in Cidade Estrutural- DF about their city concerning environmental issues uncovered by the interpretation of photographs taken by them in an educational workshop. From the analysis of a total of 15 photographs selected by participants, issues related to Cidade Estrutural - DF regarding family and community, leisure, green spaces, infrastructure urban, mobility and solid waste were revealed. While the workshop unfolded, thesematters revealed as essencial parts of the life of the participants, in a complex storyline.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões socioambientais-
Palavras-chave: dc.subjectCidade Estrutural (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Título: dc.titleAs questões socioambientais reveladas a partir das percepções das crianças sobre a Cidade Estrutural (DF) em um contexto educativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.