Gêneros em contos e crônicas em livros didáticos de Português no ensino médio : um estudo sistêmico-funcional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edna Cristina Muniz da-
Autor(es): dc.creatorSoares, Rosana Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:16:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:16:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627556-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta tese objetiva a descrição das etapas e fases dos gêneros em contos e crônicas em livros didáticos da coleção ―Português: Linguagens‖, de William Cereja e Thereza Magalhães, Ensino Médio, PNLD 2015, no Brasil, fundamentada na abordagem de gêneros desenvolvida por pesquisadores da chamada ‗Escola de Sydney‘. O referencial teórico tem como suporte a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004, 2014; EGGINS, 2004; BUTT et al, 2004; THOMPSON, 2004, 2014), ressaltando aspectos da Avaliatividade (MARTIN, 2000, MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2003; VIAN JR; SOUZA; ALMEIDA, 2010), da abordagem de gêneros australiana (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2014), além dos Novos estudos do Letramento (STREET, 1984, 1995, 2009, 2014; BARTON, 1994). A metodologia qualitativa foi escolhida para orientar a coleta de dados feita por levantamento documental como provas de vestibular, provas do ENEM, currículo em movimento das escolas públicas do Distrito Federal. Essas referências nortearam a escolha por investigar a estrutura dos gêneros da família das estórias – gêneros em contos e crônicas extraídos dos livros didáticos e da internet, os quais compõem o corpus desta pesquisa. Os resultados comprovam que a supressão de partes do texto (etapas e fases) pode ocasionar mudança de gênero. Minhas contribuições para esta tese são: (i) o ensino explícito da estrutura genológica em contos e crônicas no contexto escolar pode contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita; (ii) os gêneros podem ter significados alterados quando a versão completa do texto tem trechos suprimidos; (iii) em sua maioria, os gêneros em contos analisados apresentam a estrutura de gênero das Observações, e crônicas apresentam-se como Relato; (iv) o trabalho com gêneros em sala de aula deveria priorizar textos completos, para que o aluno possa aprender/apre(e)nder que todo texto tem um propósito social.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis focuses on the description of stages and phases of genres in recounts and chronicles texts of the stories family (Genre Pedagogy) found in Brazil´s high school textbook "Portuguese: Linguagens", by William Cereja and Thereza Magalhães, PNLD 2015, according to the Genre Pedagogy developed by researchers from the 'Sydney School', based on Systemic-Functional Linguistics. The theoretical framework in this research is supported by Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004, 2014, EGGINS, 2004, BUTT et al., 2004, THOMPSON, 2004, 2014), highlighting the study by Martin and Rose (2005), Martin and ROSE (2003), Vian Jr.; Souza and Almeida (2010), the systemic-functional genre theory developed in Australia (MARTIN; ROSE, 2008, ROSE; MARTIN, 2012; Rose, 2014), and on the New Literacy Studies (STREET, 1984, 1995, 2009, 2014, BARTON, 1994). It is a qualitative research with data collection produced by documentary survey analysis: vestibular tests, ENEM exam, curriculum in movement of the Federal District public schools - references that guided the choice for investigating the structure of the genres of the stories family - short recounts and chronicles extracted from the textbook and internet sites that make up the corpora of this study. The short recounts and chronicles are recurrent as typical genres in the textbooks, whose linguistic structure were analyzed and described. The results show that supression of parts of the text (stages and phases) can cause changing of genre. My contributions to this thesis are: (i) the explicit teaching of the genre structure of recounts and chronicles in the school context can contribute to learning of reading and writing; (ii) genres may introduce changes in meanings when the full text version has excerpts deleted; (iii) most of the recounts analyzed are similar to Observations genre structure, and Chronicles are supposed to be Recounts; (iv) in the classroom the teaching of genres should prioritize full texts so that the students learn that every text has a social purpose.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - avaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística sistêmico funcional-
Título: dc.titleGêneros em contos e crônicas em livros didáticos de Português no ensino médio : um estudo sistêmico-funcional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.