Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSales, Márcia Barros de-
Autor(es): dc.creatorSales, André Barros de-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Marília Abrahão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16054-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627432-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the study of elderly users direct participation in the preparation of teaching material using user-centered design in order to make it more attractive, accessible and educational. We sought to underpin all its activities through multiple intelligences defended by Howard Gardner. For the teaching material validation process we used the empirical technique of interactive workshops that requires direct participation of those involved. In this manner, a qualitative assessment of these materials by users was performed, which results are presented here. The study included 31 elderly users, with a mean age of 65 years and heterogeneous schooling, participants of the extension project of “Computer Workshops for The Elderly” the Federal University of Santa Catarina.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsExtensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458. Acesso em: 4 jun. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital - idosos-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplas-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Título: dc.titleInclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático-
Título: dc.titleDigital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material development-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.