Jogos de regras como recurso de intervenção pedagógica na aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Antônio Villar Marques de-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Rebeca da Silva Campos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:15:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:15:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-06-22-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10784-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627411-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.-
Descrição: dc.descriptionExistem evidências de que a utilização de jogos com regras como recurso pedagógico influencia positivamente o desempenho escolar além de beneficiar desenvolvimento moral das crianças. A presente dissertação teve como objetivo investigar a influência desses jogos no desempenho escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH). Participaram deste estudo 11 crianças (6 do grupo experimental, 5 do grupo controle), 5 professoras e 6 mães. Os resultados indicaram que houve diferença significativa entre os grupos experimental e controle em relação aos pós-testes de escrita (t[9]=2,83; p=0,02), aritmética (t[9]=4,19; p=0,002) e leitura de palavras (t[9]=2,76; p=0,02). Eles demonstram também que houve diferenças significativas entre o pré-teste e o pós-teste de escrita (t[11]=5,13; p=0,001), aritmética (t[11]=7,61; p=0,001), leitura de palavras (t[11]=5,23; p=0,001) e compreensão de orações (t[11]=2,25; p=0,04) do grupo experimental. Corroboram com esses resultados os dados fornecidos pelas crianças, pelas professoras e pelas mães durante a realização da análise qualitativa. Ambos os participantes reconhecem que além do desenvolvimento de habilidades acadêmicas tais como leitura, escrita e aritmética, o uso dos jogos de regras colaborou principalmente para o desenvolvimento da atenção, da concentração e do autocontrole das crianças participantes do grupo experimental. Esses resultados assumem importante relevância na medida em que consubstancia questões metodológicas sobre procedimentos pedagógicos a serem adotados no atendimento de crianças com TDAH. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThere are evidences that the utilization of games as pedagogical resource positively influences the student performance as well as benefices the moral development of the children. This dissertation investigated those influences in the student performance and in the development of social skills of Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) children. Tools part of 11 children 6 in the experimental group, 5 in the control group participated in this study, and also 5 teachers and 6 mothers. The results indicated that there were a significant difference between the experimental and the control groups in terms of the post-tests of written skills (t[9] = 2,83; p = 0,02), arithmetic skills (t[9] = 4,19; p= 0,002) and word reading skills (t[9] = 2,76; p = 0,02). They also show that there was significant difference between the pre-test and the post-test of written skills (t[11] = 5,13; p = 0,001), arithmetic skills (t[11] = 7,61; p=0,001), word reading skills (t[11] = 5,23; p=0,001) and text comprehension (t[11] = 2,25; p = 0.04) for the experimental group. All the information provided by the children, teachers and mothers during the qualitative analysis corroborates these results. All the participants recognize that beyond the development of the academic skills, as reading, writing and arithmetic, the employment of games mainly improve the development of the attention, concentration and self-control of the experimental group children. These results become relevant because they substantiate methodological issues about pedagogical procedures to be adopted in the ADHD children attendance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbio da falta de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Título: dc.titleJogos de regras como recurso de intervenção pedagógica na aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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