Hip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo Família Hip Hop, Santa Maria - DF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Tereza Reis da-
Autor(es): dc.creatorAnjos, Suelen Gonçalves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:15:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:15:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/627391-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.-
Descrição: dc.descriptionO texto resulta de uma pesquisa de autoetnografia coletiva, tendo como ponto de partida uma narrativa autobiográfica a partir da minha vivência no Hip Hop, junto aos coletivos Família Hip Hop, das experiências construídas junto ao Coletivo ArtSam e ao grupo Sobreviventes de Rua. Utilizamos narrativas e processos documentados por esses sujeitos coletivos, entrevistas individuais com seus integrantes e minhas memórias. São então abordadas algumas práticas da Cultura Hip Hop capazes se contribuir em práticas pedagógicas decoloniais para a juventude periférica. Ou seja, voltadas para o enfrentamento de silenciamentos, apagamentos, racismos e violências epistêmicas que são produzidas e reproduzidas dentro e fora do espaço escolar e o engajamento na reconstrução da realidade social na qual estão inseridos/as.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionThe text results from research using collective autoethnography, having as its starting point an autobiographical narrative from my experience with Hip Hop as well as with the Família Hip Hop collectives, the ArtSam Collective and the Sobreviventes de Rua group. We used the narratives and processes documented by these collective subjects, individual interviews with their members as well as my memories. This research shows that some practices of Hip Hop culture can contribute to decolonial education for peripheral youth by facing the confrontation of silences, erasures, racisms and epistemic violations that are produced and reproduced within the school space and through the engagement in the reconstruction of the social reality in which the youth is inserted.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectHip hop-
Palavras-chave: dc.subjectHip hop - movimento artístico-
Palavras-chave: dc.subjectMemória cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas culturais-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas autobiográficas-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferia-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleHip hop e as práticas educativas : um estudo a partir das experiências do coletivo Família Hip Hop, Santa Maria - DF-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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