Avaliação da qualidade e políticas educacionais, qual fundamento apresentar com foco na cidadania?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
Autor(es): dc.creatorCastioni, Remi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:14:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:14:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39736-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626942-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é apresentar os fundamentos teóricos e conceituais para a discussão da avaliação da qualidade educacional no cenário atual das políticas públicas de educação básica no Brasil. Em termos metodológicos, é realizada exploração bibliográfica de autores e conceitos-chave consagrados na área de políticas públicas educacionais no contexto do fortalecimento dos processos democráticos e da instrumentalização da sociedade para o exercício da cidadania. O trabalho aponta para a primordialidade de se constituir as bases com vistas à efetivação do direito à educação de qualidade por meio da melhoria das escolas, da primazia do interesse público e da orquestração entre projeto político e projeto educacional.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this article is to present the theoretical and conceptual foundations for the discussion of the evaluation of educational quality in the current scenario of public policies of basic education in Brazil. Methodologically, a bibliographical exploration of authors and key concepts is carried out in the area of public educational policies in the context of strengthening democratic processes and the instrumentalization of society for the exercise of citizenship. The work points to the primordiality of establishing the bases for the realization of the right to quality education through the improvement of schools, the primacy of the public interest and the orchestration between political project and educational project.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherAtena Editora-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela editora da Atena Editora, em 07 de dezembro de 2020, para disponibilizar, gratuitamente, o livro Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Título: dc.titleAvaliação da qualidade e políticas educacionais, qual fundamento apresentar com foco na cidadania?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.