Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDaltro, Emyle Pompeu de Barros-
Autor(es): dc.creatorMatsumoto, Roberta Kumasaka-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30461-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626922-
Descrição: dc.descriptionReflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.-
Descrição: dc.descriptionThis article is about contemporary dance solo productions which have been called choreographic installations. It is focused on the relations between humans and non-humans in performance and presents an approach of teaching/learning in dance. It departs from the idea that the choreographic installation responds to a search for experience, which is operated by means of relations to non-humans when these become coauthors of bodies, dance and performance. The solo notion is thus called into question, as we are never alone in it, but rather with, which leads us to emphasize dance composition and learning as a collective experimentation.-
Descrição: dc.descriptionCet article est une réflexion au sujet du solo dans le cadre des productions contemporaines dites installations chorégraphiques. Cette réflexion est basée sur l'étude des rapports entre humains et non/humains sur scène et elle propose une approche pour l'enseignement/l'apprentissage de la danse. Nous partons de l'idée que de telles créations répondent à un besoin qui se configure comme la quête de l'expérience, à travers les relations avec les non/humains en tant que co-auteurs de corps, de danses et de scènes. Ainsi, la notion de solo est mise en question, puisqu'en solo on n'est jamais seul, mais on est toujours avec, ce qui nous permet de mettre en valeur la composition et l'apprentissage en danse en tant qu'expérimentation collective.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectSolo em dança-
Palavras-chave: dc.subjectInstalação coreográfica-
Palavras-chave: dc.subjectDança - aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Arte)-
Título: dc.titleProcessos de composição/ensino/aprendizagem em dança-
Título: dc.titleComposition/teaching/learning processes in dance-
Título: dc.titleComposition/enseignement/apprentissage en danse-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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