A mídia e o corpo : o que o jovem tem a dizer?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorConti, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorBertolin, Maria Natacha Toral-
Autor(es): dc.creatorPeres, Stela Verzinhasse-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:14:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:14:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13770-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000400023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626758-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é verificar a percepção do jovem quanto à relação entre a mídia, especialmente o acesso à televisão e revistas e o corpo do adolescente. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 121 adolescentes em uma instituição particular de ensino do ABC paulista. Aplicou-se uma entrevista individual semiestruturada gravada em fita magnética. Estas foram avaliadas utilizando-se a metodologia do discurso do sujeito coletivo, embasada no conceito das representações sociais. A tabulação dos dados ocorreu por meio da utilização de três figuras metodológicas: idéia central, expressões chave e o discurso do sujeito coletivo. Nos discursos dos jovens, foram registradas em 95% das idéias centrais relações entre a TV, revistas e o corpo, sendo as mais frequentes relacionadas ao estímulo a um ideal físico de magreza e à influência negativa com experiências de humilhação e desencadeamento de doenças. Em 5% das idéias centrais, não se registrou relação entre a TV, revistas e o corpo. Conclui-se que os jovens revelaram conhecimento acerca da intensa interferência da mídia em relação ao corpo do adolescente.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this article is to verify the perception of the young about the relation between the media, especially the TV and magazine access and the body of the adolescent. It is a cross-section study carried out with 121 adolescents of a private school in São Paulo. A semi-structured individual interview was applied and recorded in magnetic ribbon using the methodology of the discourse of the collective subject based in the concept of social representation. The data were tabulated using three methodological approaches: central idea; key expressions and discourse of the collective subjective. The discourses of adolescents were evaluated, indicating that 95% of central ideas expressed relations among TV, magazines and the body and the most common ideas were about the stimulation of the thinness ideal physicist and the negative influence with hazard experience and illnesses appear. In 5% of central ideas registered no relation among TV, magazines and the body. We could conclude that young people show the knowledge about the intense media's interference in the adolescent body.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCiência e Saúde Coletiva - Todos os conteúdos deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?lng=en. Acesso em: 17 jul. 2013-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão e adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectImagem corporal-
Título: dc.titleA mídia e o corpo : o que o jovem tem a dizer?-
Título: dc.titleThe media and the body : what the young people have to say?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.