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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Soraia Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Carla Sabrina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:14:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:14:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12757 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626754 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2012. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como foco principal o estudo da improvisação na dança, à partir do Butô e sua realização cênica, sob investigação da relação entre corpo e imagem com o propósito de criar dança. Neste Trabalho foi desenvolvido o conceito de corpoimagem, como modo diferenciado de se utilizar a improvisação na dança. A referência artística apresentada e utilizada para chegar a tal conceito foi a dança Butô de Atsushi Takenouchi, denominada Jinen Butô. Os processos de improvisação criados, apresentados e utilizados como instrumentos de investigação para esta pesquisa foram: a) A improvisação Azul (2011); b) A improvisação de dança Perpétua Ilusão (2009, 2010); c) A participação no espetáculo No princípio (2010). Também como parte da metodologia de pesquisa foi realizada uma oficina: Laboratório corpoimagem na improvisação (2009), onde foram conduzidas aulas de improvisação e Butô para a comunidade, resultando na criação de propostas de improvisação em dança a serem praticadas. Os dados obtidos permitem acreditar que improvisar partindo de corpoimagem traz resultados diferenciados em termos estéticos e de sensações pessoais, onde a dança parece adquirir uma verdade cênica singular, uma vez que está conectada com a vida do sujeito que dança. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The herein research focuses on the study of improvisation in dance from the perspective of Butoh and its performance on stage, investigated as to the relationship between body and image in order to create dance. In this work we developed the concept of bodymage as differential mode to use improvisation in dance.The artistic reference that guides the present research is the Butoh dance as performed by Atsushi Takenouchi, named Jinen Butoh. The created, presented and investigated improvising processes in the research are as follows: a) “Azul” (Blue) (2011); b) “Perpetua Ilusão” (Perpetual Illusion) - (2009, 2010); c) Participation in the show “No princípio” (In the beginning) – (2010). Also as part of the research methodology was conducted a workshop: bodymage improvisation laboratory (2009), where classes were conducted improvisation and Butoh to the community, resulting in the creation of proposals for improvisation in dance to be practiced. The results allow us to improvise starting to believe bodymage brings different results in terms of aesthetic and personal sensations, where dance seems to acquire a singular scenic truth, since it is connected with the life of the guy who dances. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Takenouchi, Atsushi | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Improvisação na dança | - |
Título: dc.title | Jinen Butô : corpoimagem na improvisação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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