O vocabulário dos livros didáticos e dos dicionários escolares infantis : uma análise do campo léxico dos sentimentos humanos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Orlene Lúcia de Saboia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Karla Patrícia Vieira de Aguiar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:14:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:14:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626749-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula, 2006.-
Descrição: dc.descriptionO tema central da presente pesquisa é a elaboração de uma proposta de organização do vocabulário dos livros didáticos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental em campos lexicais, com ênfase na análise qualitativa do campo léxico dos sentimentos humanos. Essa proposta de organização do vocabulário em campos léxicos permite uma reflexão acerca da cobertura lexical dos dicionários escolares infantis selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2006). Os trabalhos estruturalistas de TRIER (1931), POTTIER (1978) e, principalmente, o de COSERIU (1977) nortearam este trabalho, embora apresentem algumas limitações. Os resultados revelam a riqueza e a diversidade do vocabulário dos livros didáticos, a existência de uma boa cobertura lexical por parte dos dicionários escolares infantis, bem como a carência metodológica de definições lexicográficas e a inadequação de ilustrações. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe main theme of this research is to elaborate a proposal to organize the vocabulary of school books for the 1st and 2nd grades of the Elementary Education in lexical fields, with emphasis in the qualitative analysis of the lexical field of the human feelings. This proposition of organizing vocabulary in lexical fields provides the opportunity of reflecting on the lexical coverage of children's dictionaries selected for classroom use by the Didactic Book National Program (2006). The structuralist works of TRIER (1931), POTTIER (1978) and mainly that of COSERIU (1977), in spite of presenting some limitation, were the main theoretical basis for this research. The results show the diversity and broadness of the vocabulary of school books, the good lexical coverage of children's dictionaries, and also the need of lexicographic methodology for definitions and the inadequacy of illustrations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulário-
Palavras-chave: dc.subjectEnciclopédias e dicionários infanto-juvenis-
Palavras-chave: dc.subjectDicionários ilustrados-
Título: dc.titleO vocabulário dos livros didáticos e dos dicionários escolares infantis : uma análise do campo léxico dos sentimentos humanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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