Taxas longitudinais de retenção e evasão : uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima Junior, Paulo Roberto Menezes-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de-
Autor(es): dc.creatorMelo, Nilce Santos de-
Autor(es): dc.creatorRabelo, Mauro Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:14:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:14:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36398-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/s0104-40362018002701431-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626651-
Descrição: dc.descriptionCom a expansão do sistema federal de educação superior, a evasão e a retenção têm sido redescobertas pela pesquisa educacional. Neste artigo, avaliam-se criticamente as taxas empregadas pelo Ministério da Educação (MEC) e Tribunal de Contas da União (TCU) para controle e acompanhamento da trajetória dos alunos nas universidades brasileiras. Partindo dessa crítica, são propostos indicadores alternativos para quantificar a evasão e a retenção: a taxa longitudinal de evasão (TLE) e a taxa longitudinal de retenção (TLR). Esses indicadores foram testados com dados extraídos do registro acadêmico da Universidade de Brasília (UnB). Os resultados dessa instituição indicam, progressivamente, aumento da evasão e redução da retenção. Essas transformações podem estar relacionadas ao próprio processo de expansão do sistema educacional.-
Descrição: dc.descriptionWith the expansion of the higher education system, dropout and retention have been rediscovered by educational research. In this paper, we critically evaluate the rates used by the Brazilian MEC (Ministry of Education) and TCU (Court of Accounts) to control and follow students’ trajectory through universities. Drawing on this critique, alternative indicators are presented to quantify dropout and retention: the longitudinal dropout rate (LDR) and the longitudinal retention rate (LRR). These indicators were tested with data extracted from the academic record of Universidade de Brasília (UnB). The results indicate progressive increase in dropout and reduced retention. These transformations may be related to the process of expansion of the education system itself.-
Descrição: dc.descriptionCon la expansión del sistema federal de educación superior, la evasión y la retención han sido redescubiertas por la investigación educativa. En este artículo, se evalúan críticamente las tasas empleadas por el Ministerio de Educación (MEC) y el Tribunal de Cuentas de la Unión (TCU) para control y acompañamiento de la trayectoria de los alumnos en las universidades brasileñas. A partir de esta crítica, se proponen indicadores alternativos para cuantificar la evasión y la retención: la tasa longitudinal de evasión (TLE) y la tasa longitudinal de retención (TLR). Estos indicadores se probaron con datos extraídos del registro académico de la Universidad de Brasilia (UnB). Los resultados de esa institución indican, progresivamente, el aumento de la evasión y reducción de la retención. Estas transformaciones pueden estar relacionadas con el propio proceso de expansión del sistema educativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação CESGRANRIO-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY-NC)-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleTaxas longitudinais de retenção e evasão : uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior-
Título: dc.titleLongitudinal dropout and evasion rates : a methodology for studying the trajectory of students in higher education-
Título: dc.titleTasas longitudinales de retención y evasión : una metodología para estudio de la trayectoria de los estudiantes en la educación superior-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.