Interação sistêmica em arte computacional : a-memory garden uma proposta prática e teórica de pesquisa estética

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturelli, Suzete-
Autor(es): dc.creatorBergamo, Marília Lyra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:13:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:13:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18888-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.18888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626637-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Arte, Pós-Graduação em Arte, 2015.-
Descrição: dc.descriptionA interatividade entre sistemas é uma questão estética fundamental presente em qualquer obra de arte computacional, mas existem obras que são particularmente um sistema composto por indivíduos tecno-artificiais autônomos que compõem em si uma estrutura operacionalmente enclausurada. Apesar da clausura, sistemas como esses são capazes de criar comunicação em termos de interação homem-máquina. Esse é o modelo de arte computacional do qual o estudo de agência é o foco desta tese. Para esta pesquisa, o conceito de agência foi trabalhado a partir do design e concretização de um sistema interativo de arte denominado A-Memory Garden composto por agentes autônomos computacionais e da análise estética dos dados de interação capturados. O sistema de arte computacional interativo A-Memory Garden é composto por seres tecno-artificiais que evoluem em concomitância com a interação de agentes sociais humanos. No modelo de interação em sistemas complexos artificiais não artísticos predomina uma forma de submissão dos seres tecnoartificiais aos seres humanos, onde qualquer sintoma de autonomia de agentes tecno-artificiais se torna uma forma de ameaça de um ser dominante sobre um ser dominado. De uma forma geral, esta tese apresenta que a evolução do sistema estético de arte computacional A-Memory Garden depende de uma interação não dominadora e continua entre os seres tecno-artificiais e seres sociais humanos. Portanto, nos sistemas de arte computacional a relação interativa é oposta a dos sistemas complexos artificiais não artísticos e a agência dos seres tecno-artificiais e humanos é geralmente colaborativa para garantir a sobrevivência desse modelo de arte computacional. A hipótese central da tese é de que a relação colaborativa de seres tecno-artificiais e sistemas sociais humanos não só contribui para a evolução do sistema de arte computacional, mas também define a condição interativa desse.-
Descrição: dc.descriptionInteractivity between systems is a fundamental aesthetics question present in any work of computer art, but some works are particularly a group of techno-artificial autonomous individuals that compound by themselves an operational closure structure. Despite its closure, those systems are capable to establish communication in humancomputer interaction. This is the computer art model in which the study of agency is focus of this research. For this research, the concept of agency was developed through the design and concretization of an interactive system of art called A-Memory Garden compound of computer autonomous agents and through the aesthetical analyses of interaction data captured. The interactive computer system of art A-Memory Garden is compound of techno-artificial beings that concomitant evolve with the interaction with social human agents. On the interaction model of complex artificial non-artistic systems predominates a submission of techno-artificial beings to human beings, where any symptom of autonomy of technoartificial beings becomes a threat against a dominant being from a subdued one. In general, this thesis will present that the evolution of an aesthetics computer art system A-Memory Garden depends on a non-dominant and continuum interaction between technoartificial beings and social human beings. As a result, the interaction relationship in complex computer art systems is opposite to complex artificial non-artistic systems and agency of techno-artificial beings and social human beings is generally cooperative to ensure survival of this model of computer art. The central hypothesis is that this collaborative relationship not only contributes to the evolution of the complex computer art system, but also defines the interaction condition of it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte por computador-
Palavras-chave: dc.subjectEstética-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleInteração sistêmica em arte computacional : a-memory garden uma proposta prática e teórica de pesquisa estética-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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