Dificuldade de aprendizagem matemática escolar : uma produção subjetiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Amanda Marina Andrade-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Cristiano Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34114-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626553-
Descrição: dc.descriptionOs atuais conceitos e definições de dificuldade de aprendizagem matemática estão estreitamente relacionados aos processos cognitivos dos alunos, realidade que leva as análises científicas a exclueírem desse processo as emoções produzidas ou exteriorizadas pelos alunos na aprendizagem matemática. Assim, destaca-se a relevância do presente trabalho, que tem como objetivo de compreender os processos subjetivos de uma criança do terceiro ano do ensino fundamental considerada em situação de dificuldade de aprendizagem matemática. Tivemos como base epistemológica de investigação a Teoria da Subjetividade de González Rey, trazendo a Epistemologia Qualitativa como norteador metodológico. A metodologia construtivointerpretativa orientou o trabalho de campo, que ocorreu em uma escola pública do Distrito Federal. O sistema conversacional foi o principal procedimento metodológico, por meio de instrumentos que permitiram a expressão de pensamentos e sentimentos. O presente estudo permitiu a compreensão de configurações subjetivas no processo de aprendizagem de crianças em situação de dificuldade de aprendizagem matemática escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe current concepts and definitions about mathematic learning difficulties are associated with students’ cognitive processes, excluding of the scientific analyzes about mathematic learning the emotions produced or expressed by students. Therefore, we emphasize the relevance of the present work, whose objective is to understand the subjective processes of a child of the third year of elementary school considered in a mathematical learning difficulties situation. We had as epistemological basis of research the Subjectivity Theory, by González Rey, bringing the Qualitative Epistemology as methodological guiding. The constructive-interpretative methodology guided the fieldwork, occurred in a public school in the Distrito Federal, Brazil. The conversational system was the central methodological method, through instruments permitted the expression of thoughts and feelings. The present study permitted understand the subjective configurations in the learning process of children in learning difficulties situation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Amanda Marina Andrade Medeiros para disponibilizar o trabalho, em 07 de março de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleDificuldade de aprendizagem matemática escolar : uma produção subjetiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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