Conhecimento e cuidado parental na promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Camila Camargo-
Autor(es): dc.creatorFranzoi, Mariana André Honorato-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Aline Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:12:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:12:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35231-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626088-
Descrição: dc.descriptionCompreender a influência do conhecimento e das práticas parentais no cuidado desenvolvimental da criança nascida prematura. Estudo de delineamento transversal e abordagem qualitativa-interpretativa. Utilizou-se a estratégia de entrevista aberta em profundidade. A análise teve como referencial metodológico a Pesquisa de Narrativas e referencial teórico o Interacionismo Simbólico. Participaram da pesquisa sete pais de crianças nascidas prematuras. As narrativas permitiram acessar os sentidos afetivos e emocionais atribuídos à vivencia da parentalidade. Desvelaram-se quatro categorias temáticas: crenças, medo e insegurança parental; natureza do cuidado e conceito de maternidade e paternidade; aprendizados e práticas parentais; e apoio social. Os conhecimentos, crenças e valores que sustentam as práticas parentais no contexto da prematuridade têm repercussões na vida, na autonomia e na adaptação dos pais ao nascimento e cuidado desenvolvimental do prematuro. O engajamento da equipe de saúde deve ser constante para garantir o seguimento do prematuro e a continudade do apoio familiar.-
Descrição: dc.descriptionTo understand the influence of parental knowledge and practices in developmental care of child born premature. Cross-sectional study and qualitative interpretative approach. Data were collected through in-depth open interview. The analysis had as methodological referential Narratives Research and theoretical framework the Symbolic Interactionism. Seven parents of preterm infants participated in the study. The narratives allowed access to the affective and emotional meanings, attributed to the experience of parenting. Four thematic categories were unveiled: beliefs, fear and parental insecurity, nature of care and concept of motherhood and fatherhood, learning and parenting practices, and social support. The knowledge, beliefs and values that underlie parenting practices in the context of prematurity have repercussions on life, autonomy and adaptation of parents at birth and developmental care of premature. The engagement of the Health professionals should be constant to ensure the follow-up of premature and the continuity of family support.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCIAIQ-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Aline Oliveira Silveira, em 25 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
Palavras-chave: dc.subjectRecém-nascidos-
Palavras-chave: dc.subjectPrematuros-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectPais-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa qualitativa-
Título: dc.titleConhecimento e cuidado parental na promoção do desenvolvimento da criança nascida prematura-
Título: dc.titleKnowledge and parental care in promoting the development of prematurely born child-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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