Políticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal

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Autor(es): dc.creatorPereira, Rodrigo da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Abádia da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:12:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:12:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33489-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.57219-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/626022-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo analisar as concepções de gestão dos diretores de escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal (DF). Para isso está organizado em três seções: a introdução que discute os marcos históricos do debate, a discussão sobre as disputas em torno da temática e, finalmente, os sentidos atribuídos pelos gestores aos elementos constitutivos da gestão escolar. Além disso se propõe a problematizar a descontinuidade legal de políticas para gestão democrática no âmbito do DF e analisar como esse movimento incide na fala e nas práticas no interior das instituições de ensino médio. Aponta que há certo hibridismo de concepções e que as práticas são desenvolvidas a partir de movimentos e apreensões contraditórias. Indica ainda que há espaço para o questionamento das políticas de caráter tecnoburocráticas a partir do fortalecimento dos órgãos colegiados e da reflexão crítica que possam aprofundar os mecanismos de participação, compromisso ético-político e engajamento profissional com vistas a uma formação emancipadora.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to analyze the administration conceptions of public school principals of the Federal District (DF) in Brazil. In order to accomplish this, it is organized in three sections: the introduction that discusses the historical highlights of the debate, the topic about the disputes around the theme and, finally, the meanings attributed by the principals to the constitutive elements of school administration. The work also problematizes the legal discontinuity of policies for democratic administration in the Federal District and analyzes how this movement affects speech and practices at secondary education schools. The results point out that there is a certain hybridism of conceptions and that the practices are developed from contradictory movements and apprehensions. They also indicate that there are conditions for the questioning of techno-bureaucratic policies by empowering school bureaus and reflecting critically, deepening mechanisms for participation, ethical-political commitment and professional engagement focused on emancipatory education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paraná-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEducar em Revista - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000200137&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDistrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titlePolíticas educacionais e concepção de gestão : o que dizem os diretores de escolas de ensino médio do Distrito Federal-
Título: dc.titleEducational policies and administration conceptions : what say the high school principals of the Federal District-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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