Polifonia na Produção do Binarismo de Gênero em Brincadeiras na Primeira Infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, André Pereira dos-
Autor(es): dc.creatorBarbato, Silviane Bonaccorsi-
Autor(es): dc.creatorDelmondez, Polianne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:11:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:11:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33558-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002302017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625684-
Descrição: dc.descriptionEstudos sobre desenvolvimento de identificação de gênero têm indicado a presença de estereotipias na escolha de cores, brinquedos e objetos nos primeiros três anos de vida, suscitando discussões sobre método. O objetivo deste artigo é analisar o uso de objetos e sua relação com dinâmicas polifônicas na produção de significados de gênero em brincadeiras. Foram utilizados multimétodos qualitativos com foco em interações diádicas (criança-objeto) e triádicas (adulto-criança-objeto) com quatro meninas de 30 a 36 meses. Uma etapa de entrevista com as cuidadoras também foi incluída. Os dados foram submetidos à análise dialógica temática e relacionados às expectativas de gênero convencionais. Os resultados indicam como os processos de convencionalização ocorrem nas interações orientados para a manutenção do binarismo como dinâmica dominante na produção de subjetividades, em brincadeiras que envolvem: ações de cuidar de si e do outro; regulação de significados e usos de objetos pelas cuidadoras orientadas para o convencional; e ambivalências entre enunciados de gênero.-
Descrição: dc.descriptionStudies on development of gender identification indicate the presence of stereotypes in the choice of colors, toys and objects in three year-olds, provoking discussions about method. This article aims to analyze the use of objects and their relation to polyphonic dynamics in the production of meanings of gender in play. Four girls aged 30 to 36 months took part in qualitative multimethod sessions with a focus on dyadic (child-object) and triadic (adult-child-object) interactions. Caregivers took part in an individual semi-structured interview. Data were submitted to a thematic dialogic analysis and related to conventional gender expectations. Results indicated that conventionalization processes occur in interactions oriented to the maintenance of binarism as a dominant dynamics in the production of subjectivities in early childhood in Brazil, in play that involves: actions of caring for oneself and the other; caregivers' regulation of meanings and objects towards a permanence of gender stereotypes; and ambivalences that may indicate change in course.-
Descrição: dc.descriptionLos estudios sobre desarrollo de identificación de género han indicado la presencia de estereotipias en la elección de colores, juguetes y objetos en los primeros tres años de vida, suscitando discusiones sobre método. El objetivo de este artículo es analizar el uso de objetos y su relación con dinámicas polifónicas en la producción de significados de género en juegos. Cuatro niñas de 30 a 36 meses participaron de un estudio con uso de multimétodos cualitativos con foco en interacciones diádicas (niño-objeto) y triádicas (adulto-niño-objeto). Una etapa de entrevista con las cuidadoras también fue incluida. Los datos fueron sometidos al análisis dialógico temático y relacionados a las expectativas de género convencionales. Los resultados indican que los procesos de convencionalización ocurren en las interacciones orientadas hacia la permanencia del binarismo como dinámica dominante en la producción de subjetividades, en juegos en la primera infancia en Brasil que implican: acciones de cuidar de sí y del otro; la regulación de significados y de objetos por las cuidadoras orientadas a la permanencia de los estereotipos; y ambivalencias entre enunciados de género que pueden indicar cambios.-
Descrição: dc.descriptionPolifonía en la producción del binarismo de género en juegos en la primera infancia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherConselho Federal de Psicologia-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Ciência e Profissão - (CC BY) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000500758&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 08 fev. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectPolifonia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de Significados-
Palavras-chave: dc.subjectMultimétodo-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Título: dc.titlePolifonia na Produção do Binarismo de Gênero em Brincadeiras na Primeira Infância-
Título: dc.titlePolyphony in the production of gender binarism in early childhood play-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.