A prática pedagógica da educação ambiental : um estudo de caso sobre o Colégio Militar de Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aguinaldo Salomão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:11:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:11:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1467-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625609-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2008.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de caso, teve como objetivo investigar se e de que maneira a educação ambiental estava sendo trabalhada na prática educativa dos ensinos fundamental e médio do Colégio Militar de Brasília. Para tanto, recorreu-se à pesquisa qualitativa e quantitativa. Verificou-se após análise dos dados que o Colégio Militar de Brasília vem desenvolvendo em sua prática pedagógica a educação ambiental porém, sob a perspectiva linear-cartesiana isto é, determinista, dicotomizadora, reducionista e mecanicista. Constatou-se também, nesse trabalho, que as principais metodologias usadas na prática didático-pedagógica da educação ambiental, pouco tem favorecido para formar alunos com uma consciência socioambiental. Percebeu-se, também, nessa pesquisa, que a forma pela qual a educação ambiental vem sendo trabalhada, pedagogicamente, pouco tem contribuído para que se atinjam os objetivos gerais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito ao tema meio ambiente. Concluindo este estudo, podemos afirmar que no Colégio Militar de Brasília, existe uma prática educacional voltada para o ensino das questões ambientais. Entretanto, a forma pela qual a mesma vem sendo desenvolvida teórico-conceitual e metodologicamente, pouco está contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade ambientalmente sustentável e socialmente justa. Isso se deve porque esse modelo de educação ambiental não tem conseguido tangenciar a questão ambiental em seus aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais. Em face dessas constatações, é recomendada que a prática pedagógica da educação ambiental no Colégio Militar de Brasília, esteja em consonância com as orientações exaradas no Art. 225 da Constituição Federal, com a Lei 6.938/81, Lei 9.394/96, Lei 9.795/99, Parâmetros Curriculares Nacionais e as Recomendações de Tbilisi. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis case study, aimed to investigate whether and how the environmental education was being worked on the educational practice of education at primary and middle of the Military College of Brasilia. For this, appealed to the quantitative and qualitative research. It was found after analyzing data that the Military College of Brasilia has been developing their pedagogical practices in environmental education but from the perspective of linear-Aristotelian paradigm-Cartesian-Newtonian, that is, within a deterministic view of the world, dualistic , Fragmented and mechanistic. It was also in that work, that the main methods used in practice teaching, teaching of environmental education, little has helped to train students with an awareness promotions. It was noticed, too, in that search, that the way in which environmental education has been carved, pedagogically, has contributed little to achieve the general goals of the National Curriculum Parameters, with regard to the issue environment. Summarizing this study, we can say that the Military College of Brasilia, there is a practical education focused on the teaching of environmental issues. However, the way in which it is being developed theoretical and conceptual and methodological, little is contributing to the formation of ethical and political subjects committed to building a society environmentally sustainable and socially equitable. This is because this type of environmental education have not been able to touch the environmental issue in their biological, physical, social, economic and cultural. In light of these findings, it is recommended that the pedagogical practice of environmental education in the Military College of Brasilia, is in line with the guidelines entered in the Art 225 of the Federal Constitution, the Law 6.938/81, Law 9.394/96, Law 9795 / 99, the National Curriculum Parameters and Recommendations from Tbilisi.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Título: dc.titleA prática pedagógica da educação ambiental : um estudo de caso sobre o Colégio Militar de Brasília-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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