A presença das fake news em mídias sociais : um extrato de publicações sobre a Covid-19 no Facebook

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Júlia Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorLopes, Larissa Bacelar Pontes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Márcio Bezerra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:11:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:11:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40027-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4366-2760-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-0052-7174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625545-
Descrição: dc.descriptionIdentifica notícias consideradas como fake news na mídia social Facebook. Apresenta-se como uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de abordagem quantitativa-qualitativa, a partir de uma coleta de dados realizada por extração pelo software Facepager e por expressões de buscas no perfil do jornal Metrópoles (Brasília/Distrito Federal) no Facebook. Conclui-se que as fake news sobre a Covid-19 são representadas pela produção de conteúdo impostor, usando o nome de terceiros para validar a informação, pela disseminação de boatos a partir de conteúdos fabricados por cidadãos comuns, que podem causar malefícios, e pela exposição de conteúdos enganosos, minimizando cenários e apresentando dados falsos.-
Descrição: dc.descriptionIdentifies reports considered as fake news on Facebook social media. Presents as an exploratory, bibliographic research with a quantitative-qualitative approach, based on a data collection performed by extraction by the Facepager software and by expressions of searches in the profile of the newspaper Metropolis (Brasilia/Federal District). Concludes that the fake news about COVID-19 is represented by the production of imposter content, using the name of third parties to validate the information, by the spread of rumors from content manufactured by ordinary citizens, whichcan cause harm, and by the exposure of misleading content, minimizing scenarios and presenting false data.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES, Instituto Federal de Sergipe - IFS-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Fontes Documentais - (CC BY NC) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais/article/view/679. Acesso em: 04 fev. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação social-
Palavras-chave: dc.subjectExtração de dados-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Título: dc.titleA presença das fake news em mídias sociais : um extrato de publicações sobre a Covid-19 no Facebook-
Título: dc.titleThe presence of fake news on social media : an extract from publications about Covid-19 on Facebook-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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