Participação familiar em escolas de ensino fundamental no contexto do Plano de Mobilização Social pela Educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Marilia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Paulo Ronaldo dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:11:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:11:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625522-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação discorre sobre a participação da família na vida escolar de seus filhos, em atendimento às das diretrizes do Plano de Mobilização Social pela Educação - PMSE. Desde que foi criado pelo Ministério da Educação, em 2008, o Plano se propõe a sensibilizar a família para colaborar com a escola para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil. O objetivo nuclear desta dissertação foi compreender de que forma foi realizada a participação da família na vida escolar dos seus filhos, no sistema de ensino do Município de Governador Nunes Freire, no estado do Maranhão, no biênio 2011-2012 e como essa participação repercutiu na melhoria do ensino fundamental. Para entender melhor a problemática que envolve a participação familiar na escola, foram consultados autores que auxiliam na compreensão dos tipos e práticas que se manifesta no interior das organizações educativas. São eles: Barroso (1995), Lima (2001 e 1992), Fonseca (2004), Souto-Maior, (2002) e Paro (1998). Para compreender a mobilização social pela educação com base em seus fundamentos políticos, ideológicos e metodológicos, foram examinados Lino (2012) e Henriques (2005). A pesquisa orienta-se pelo enfoque qualitativo e, para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, examinando-se textos de caráter teórico, documental e empírico. A pesquisa de campo foi efetivada mediante aplicação de questionários a gestores da Secretaria Municipal de Educação que vivenciaram a execução do PMSE durante o período de 2011-2012, que constitui o recorte temporal da pesquisa. Foram também investigados, mediante entrevistas semiestruturadas, os dirigentes e professores das escolas e os familiares de alunos. Os resultados indicaram que, em princípio, a proposta de mobilização da família foi um esforço positivo do núcleo gestor da Secretaria Municipal de Educação, no sentido de estimular a presença de familiares na escola. Os dirigentes das escolas consideraram como prioritárias as ações de acompanhamento pedagógico do aluno pela família, no sentido de facilitar o enfrentamento dos problemas cotidianos que afetam o funcionamento da escola Os professores afirmaram a importância da participação familiar para a melhoria do desempenho dos alunos e para estimular o diálogo entre escola e família. Esta conquista vem ao encontro da proposta do PMSE, visto que o mesmo defende, como princípios, a descentralização e a não hierarquização, ou seja, todos os participantes da mobilização devem ser considerados no mesmo nível de responsabilidade que os outros atores escolares. Não obstante, na opinião do núcleo gestor da Secretaria de Educação, dos dirigentes e professores das escolas pesquisadas, a mobilização não garantiu uma adesão madura e reflexiva por parte desses familiares. Não se garantiu o registro sistemático das ações, que permitisse avaliar a efetividade da participação da família na vida escolar dos alunos e divulgar os ensinamentos adquiridos, via a inserção do PMSE, na realidade do município de Governador Nunes Freire, no Maranhão. A pesquisa deixou clara, pois, a necessidade de realizar uma avaliação constante do PMSE. Ainda assim, os interlocutores consideraram a participação fundamental para sensibilizar a família no sentido de valorizar a educação escolar como ação de cidadania. A pesquisa revelou, ainda, que os coordenadores do PMSE, tanto na Secretaria quanto nas escolas, poderiam organizar os mobilizadores em uma rede, de fundamental importância para o acompanhamento e monitoramento das ações de mobilização, permitindo avaliar e registrar as atividades de participação da família na vida escolar dos alunos e, assim, divulgar os ensinamentos adquiridos por meio das ações do PMSE. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionEsta disertación trata sobre la participación de la familia en la vida escolar de sus hijos, esto en virtud de las directrices del Plan de Movilización Social por la Educación - PMSE. Desde su creación en 2008, el plan se propone sensibilizar a la familia para colaborar con la escuela en la mejoría de la calidad de la Educación Básica en Brasil. El objetivo principal de esta disertación fue el de comprender de qué forma se realizó la participación de la familia en la vida escolar de sus hijos en el sistema de enseñanza del Municipio de Governador Nunes Freire, en el estado de Maranhão en el bienio 2011-2012, y como esa participación repercutió en la mejora de la educación básica. Para entender mejor la problemática que envuelve la participación en la educación, fueron consultados autores que nos ayudarán en la comprensión de los tipos de prácticas que se ejercen en el interior de las organizaciones educativas. Son ellos: Barroso (1995), Lima (2001 e 1992), Fonseca (2004), Souto-Maior (2002) y Paro (1998). Para poder comprender mejor la movilización social por la educación, con base en sus fundamentos políticos, ideológicos y metodológicos, fueron examinados: Lino (2012) y Henriques (2005). La pesquisa tiene foco cualitativo, y como tal, se realizó una pesquisa bibliográfica, incluyendo aspectos de naturaleza teórica, documental y empírica. La pesquisa de campo fue realizada mediante la aplicación de cuestionarios a gestores de la Secretaría Municipal de Educación que vivieron la ejecución del PMSE durante el periodo de 2011-2012, periodo que fue escogido como recorte temporal para la pesquisa. Fueron también por otra parte investigados, a través de entrevistas semiestructuradas, los dirigentes, profesores de las escuelas, así como familiares de alumnos. Los resultados arrojaron que la propuesta de movilización de la familia fue un esfuerzo positivo en el núcleo gestor de la Secretaría Municipal de Educación, esto en el sentido de estimular la presencia de familiares en la escuela. Los dirigentes de las escuelas consideran como prioritarias las acciones de acompañamiento pedagógico del alumno por parte de la familia, con esto cabe decir que se facilitó el enfrentamiento de los problemas. Los profesores consideran importante la participación de la familia para mejorar el desempeño de los alumnos y para estimular el diálogo entre ellos. Esta conquista viene al encuentro de la propuesta del PMSE, visto que el este defiende, como principios, la descentralización y la eliminación de las jerarquías, es decir, que todos los participantes deben estar en el mismo nivel de responsabilidad. La pesquisa dejó claro la necesidad de realizar una evaluación constante. Sin embargo, sea por parte del núcleo gestor de la Secretaría de Educación, o por parte de los dirigentes y profesores de las escuelas evaluadas, la movilización no garantizó una adhesión y reflexión madura por parte de los familiares. No se garantizó el registro sistemático de las acciones que permitiera evaluar la efectividad de la familia en la vida escolar de los alumnos y divulgar los conocimientos adquiridos a través de la implantación del PMSE en la realidad del municipio de Governador Nunes Freire, en el estado de Maranhão. Aun así, los interlocutores consideran fundamental la movilización social para la sensibilización de la familia en el proceso de valorización de la educación escolar como acción de ciudadanía. La pesquisa reveló también que los coordinadores del PMSE, así como la secretaría y las escuelas pueden organizar a los movilizadores en una red de gran importancia para acompañar y monitorear las acciones de movilización, permitiendo así, evaluar y registrar actividades de participación de la familia en la vida escolar de los alumnos, y así mismo, poder divulgar los conocimientos adquiridos por medio de las acciones del PMSE.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - participação dos pais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade (Educação)-
Título: dc.titleParticipação familiar em escolas de ensino fundamental no contexto do Plano de Mobilização Social pela Educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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