Concepções de saúde mental a partir da análise do desenho de adolescentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFukuda, Cláudia Cristina-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Karolyne Araújo-
Autor(es): dc.creatorAmparo, Deise Matos do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:11:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:11:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24532-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000200003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625503-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo buscou-se conhecer a percepção de saúde mental de adolescentes advindos de contextos socioeconômicos diferentes. Participaram da pesquisa 252 jovens do Distrito Federal, do Ensino Médio, sendo 129 de escola particular situada em região com alto Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (54,3% do sexo feminino, 34,1% do 3º ano e 48,8% com idades acima de 16 anos) e 123 de escola pública situada em região de baixo IDH (52,8% sexo feminino, 82,9% do 1º ano e 32,8% com 16 anos). Solicitouse aos jovens que completassem, por meio de desenhos, a frase: “para mim, estar saudável mentalmente/ emocionalmente é...”. A análise dos desenhos resultou em 312 representações de saúde mental classificadas em 11 categorias temáticas. De forma geral, as representações de saúde mental estavam pautadas por uma visão ecológica, sendo representada principalmente por figuras humanas com conteúdos ligados a bem estar pessoal, representações de vínculos inter-relacionais e intrafamiliares e contextos sociais.-
Descrição: dc.descriptionMental health conceptions out the youth’s drawing analysis. This study aimed to investigate the mental health perception of teenagers from different socioeconomic backgrounds. A total of 252 students from the Federal District´s High School, being 129 from private school located in a high Human Development Index (HDI) region (54.3% female, 34.1% in the last year of high school and 48.8% aged over 16 years old) and 123 from public school located in a low HDI region (52.8% female, 82.9% from the 1st year of high school and 32.8% at the age of 16). The teenagers were asked to complete drawings by the phrase: “For myself, being mentally and emotionally healthy is ...”. The analysis of drawings resulted in 312 mental health representations and 11 thematic categories. In general, the mental health representations were guided by an ecological view, represented mainly by human figures with related content to personal well-being, representations of inter-relational links and intra-family and social contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia - Este artigo está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000200003&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 13 set. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental - adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectDesenhos-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Título: dc.titleConcepções de saúde mental a partir da análise do desenho de adolescentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.