Diferenças individuais em padrões de compra de produtos rotineiros : uma análise econômico-comportamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira-Castro, Jorge Mendes de-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Paulo Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:10:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:10:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625272-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2012.-
Descrição: dc.descriptionDiversas pesquisas verificaram regularidades em padrões de compra de consumidores, porém, nenhuma delas ofereceu um panorama integrado desses variados padrões. Baseando-se em princípios do BPM (modelo na perspectiva comportamental), o presente trabalho buscou identificar padrões e diferenças individuais no comportamento de compra de produtos rotineiros, também buscando investigar como esses se relacionam. Para isso, analisou-se um painel de aproximadamente 1600 consumidores da Grã-Bretanha para quatro categorias de produtos, em 52 semanas. Identificaram-se 17 medidas para diversas dimensões dos padrões de compra. Essas foram analisadas quanto a sua estabilidade e generalização por meio de correlações entre períodos e intramedida para todos os produtos. Em seguida, oito medidas mais significativas foram selecionadas (i.e. número de compras, elasticidade de demanda), de modo a se investigar regularidades a partir de correlações do tipo entre medidas e intraperíodo. Os resultados revelaram que todas as medidas apresentaram estabilidade entre períodos, e isso se generalizou para todos os tipos de produtos. Também se observou que enquanto algumas medidas, como reforço informativo foram semelhantes entre categorias de produtos, outras apresentaram particularidades, como no caso de compra quantidade. Também foi evidenciado que algumas medidas apresentam correlações significativas entre elas intraperíodo, porém, alguns desses achados não se generalizaram para todos os produtos. Esse trabalho replicou evidências anteriores que descreveram padrões de compra. Também demonstrou que os padrões podem se relacionar ou se sobrepor na composição de diferenças individuais entre consumidores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionPrevious researches identified regularities in consumer buying behavior, however, none of those offered an integrated view of these various patterns. The present study sought to identify individual differences and patterns of buying behavior of fast moving consumer goods, also investigating the possible relations between those patterns and behaviors. The objectives were assessed using the panel data of approximately 1600 consumers from Great Britain, with purchase information on four product categories over 52 weeks. 17 measures have been identified for different dimensions of buying patterns. These were analyzed for stability and generalization criterions via Pearson correlations within measure and between periods, for all product categories. Then, eight of the most relevant measures were selected (i.e. number of purchases, elasticity of demand), in order to assess regularities between different measures within periods, also via correlations. The results indicated that all 17 measures presented stability between periods, and this finding was consistent for all products categories. Although some measures, like informational reinforcement, are similar across products, other measures may present particularities, as the case of quantity bought. Concerning the analysis within periods and between different measures, some have shown significant correlations, however, some of these findings were not replicated for all product categories. This work replicated previous evidences that described different buying patterns. It also suggests that patterns of buying behavior can show interaction or overlapping in the composition of individual differences among consumers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento - avaliação-
Título: dc.titleDiferenças individuais em padrões de compra de produtos rotineiros : uma análise econômico-comportamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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