"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorReis Júnior, Dante Flávio da Costa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Barbara Mayanne-
Autor(es): dc.creatorFiguereido, Evelyn L. Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33572-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180010013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625230-
Descrição: dc.descriptionAusente das discussões sobre ensino de ciência, a Geografia continua transmitindo ao grande público a imagem desabonadora de disciplina meramente descritiva e catalográfica. No entanto, dada a natureza de seu objeto (a interface complexa de fenômenos naturais e dinâmicas socioeconômicas), ela possui notável potencial para uma leitura do tipo epistemológica - fato que, normalmente, deveria oportunizar modalidades de ensino mais instigantes e elucidativas. Apresentamos um diagnóstico geral sobre o conteúdo veiculado em textos correntes sobre (e para) o ensino da Geografia, ressaltando a ainda discreta incorporação de temas associados à filosofia e à história da ciência.-
Descrição: dc.descriptionAbsent from the discussions about science teaching, Geography continues to transmit to the general public the degrading image of a purely descriptive discipline, with a merely recording role. However, given the nature of its object (the complex interface of natural phenomena and socioeconomic dynamics), it has a remarkable potential for an epistemological type of reading - a fact that should normally give rise to more insightful and elucidating teaching modalities. We present a general diagnosis of the content of current texts on (and for) Geography teaching, highlighting the still minimal incorporation of themes associated with philosophy and the history of science.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) – Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - estudo e ensino-
Título: dc.title"Natureza da ciência geográfica" : diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de geografia-
Título: dc.title"Nature of geographical science" : diagnosis and possibilities of the insertion of epistemology in geography education in school and teacher training-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.