Educação de usuários : um levantamento de práticas brasileiras em bibliotecas universitárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Murilo Bastos da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Neves de Oliveira e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:10:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:10:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-17-
Data de envio: dc.date.issued1995-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625215-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 1995.-
Descrição: dc.descriptionPesquisa descritiva objetivando levantar a teoria e prátia dos programas de educação de usuários realizados em bibliotecas universitárias brasileiras. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento na literatura e através da aplicação de questionários às bibliotecas da 102 instituições de ensino superior consideradas como universidades pelo Ministério da Educação. Constatou-se que a divulgação dos serviços e produtos é a finalidade principal dos programas de educação de usuários e os alunos de graduação e pós-graduação seu principal público alvo. Verificou-se que a visita orientada é o método mais empregado, que o início do período letivo é a época mais utilizada para sua realização e que os bibliotecários são os principais responsáveis pela coordenação dos treinamentos. A maior parte das bibliotecas realiza planejamento desse serviço, mas não avalia seus resultados. Como salientado pelos respondentes, a literatura brasileira sobre o assunto não satisfaz às suas necessidades de informação por constituir-se basicamente de relatos de experiência. Os resultados dos estudo indicam a necessidade de mudanças na estrutura dos programas de treinamento, para procurar atender às necessidades reais dos usuários.-
Descrição: dc.descriptionDescriptive research to survey the theoretics and practice of users education programs developed by the Brazilian university libraries. The data were collected by means of a literature review and by questionnaire application to 102 higher education institutions considered as universities by the Brazilian Education Ministry. It was verified that the main goal of the users education programs is to divulge the libraries products and services and that the main target are the graduation and post-graduation students. It was ascertained that the library tour is the most applied method, the beginning of the school year is the period most used to develop the programs and librarians are the main responsible for its coordination. Most libraries plans this Service, but doesn’t check its results. As pointed out by the questionnaire respondents, the Brazilian literature on this subject doesn’t meet their needs of information because it is essentially based on practical experience reports. The results of this study indicate the necessity of changes in the education programs structure, so that the users actual needs can be met.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectUsuários de bibliotecas-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas universitárias-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Título: dc.titleEducação de usuários : um levantamento de práticas brasileiras em bibliotecas universitárias-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.