Educação e renda : um estudo comparativo sobre os retornos de escolaridade no Estado de Goiás e no Distrito Federal

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Autor(es): dc.contributorSerrano, André Luiz Marques-
Autor(es): dc.creatorSamarcos Neto, Wilson Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:09:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:09:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15147-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/625042-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Gestão Econômica de Finanças Públicas, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da presente pesquisa é analisar o papel da educação na determinação da renda dos indivíduos, usando como ilustração dados do Estado de Goiás e do Distrito Federal. Esse trabalho parte da hipótese que maiores níveis de escolarização contribuem mais para renda do indivíduo. Além da escolarização, foram incluídas no modelo outras variáveis socioeconômicas, tais como sexo, cor, situação sindical, para diminuir distorções que possam afetar o modelo. A amostra foi selecionada a partir da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio), do ano de 2009, e constitui-se de um total de 10371 indivíduos que declaram ter renda, sendo 6359 do Estado de Goiás e 4312 do Distrito Federal. Assim, foram estimados os retornos à renda baseados na equação minceriana dos salários. Os resultados indicam que, em ambas as Unidades da Federação, o impacto da educação na renda aumenta com o nível de escolarização, e prevalece sobre as outras variáveis incluídas no modelo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this research is to analyze the role of education in determining the income of individuals, using as an illustration, dates of the State of Goias and the Federal District. This work starts from the hypothesis that higher levels of education contribute more to individual income. Beyond the schooling, were included in the model other socioeconomic variables, such as gender, race, union status, to reduce distortions that may affect the model. The sample was selected from the PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra a Domicílio), of 2009, and consists of a total of 10371 individuals who claim to have income, being 6359 from State of Goias and, 4312 from Federal District. Thus, we estimated the returns to income based on Mincerian wage equation. The results indicate that, in both of federation units, the impact of education in income increases with the level of schooling, and prevails over the other variables included in the model.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectRenda-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Título: dc.titleEducação e renda : um estudo comparativo sobre os retornos de escolaridade no Estado de Goiás e no Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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