Medindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPérez-Nebra, Amalia Raquel-
Autor(es): dc.creatorTorres, Cláudio Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:09:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:09:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6129-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552010000100006-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624983-
Descrição: dc.descriptionO potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionPotential Tourism in Brazil is recognized by some segments. Yet it is known to represent little in the international scenario. The purpose of this study is to construct and validate a Tourism Destination Image Scale for comparison between real tourists and potential tourists, as well as the literature review of the destination image concept. For this study, an electronic site in four different languages was used, with e-mails being written and sent in the same four languages. 658 from 66 different countries responded. The sample was made up of females (58.7%), singles (53.9%), with an average age of 33.2 (SD=11.5) years. More than 80% had completed a bachelor's degree, the majority travelled to international locations (90.8%), but few travelled to Brazil (26.8%). Factor analysis, Item Response Theory and Group Differences were conducted. The results validated the Destination Image Scale. Five factors were found in this study: 1. Specific scenario, 2. Local culture, 3. Luxury and comfort, 4. Infra-structure and security, and 5. Recreation and entertainment. The second aim was achieved. The comparison between potential and real tourists shows differences in two factors. Applications and impacts were suggested in the work.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectImagem do destino-
Palavras-chave: dc.subjectValidação-
Palavras-chave: dc.subjectMedida-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Título: dc.titleMedindo a imagem do destino turístico : uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item-
Título: dc.titleMeasuring the tourism destination image : a survey based on the Item response theory-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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