Crenças de uma professora de língua inglesa : o papel do professor e as influências contextuais em foco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura Filho, Augusto César Luitgards-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ana Paula Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:09:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:09:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3933-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624911-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2009.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é o resultado de um trabalho de pesquisa qualitativa particularmente um estudo de caso - voltado para a inferência de crenças específicas de uma professora de Inglês como Língua Estrangeira de uma escola pública do Estado de Goiás, no que tange ao papel do professor em ambiente formal de aprendizagem e posterior análise de como o contexto, no qual ela está inserida, influencia suas respectivas crenças e ações. Adotando uma postura êmica e envolvendo uma abordagem interpretativista, utilizou-se diversos instrumentos para a coleta de dados, dentre eles: narrativas, entrevistas semi-estruturadas, observações de aulas e notas de campo. Preocupou-se em retratar a perspectiva da participante, focalizando o processo e priorizando uma instância particular da experiência educacional. Os dados obtidos se mostraram pertinentes para responder as perguntas levantadas nesta pesquisa; ou seja, com o apoio deles podemos conhecer um pouco mais das crenças do professor de língua inglesa, agora sobre um aspecto específico, qual seja o papel do professor; e vislumbrar também possíveis influências contextuais tanto no seu pensar, bem como no seu agir. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is the result of a qualitative research work particularly a case study geared towards the inference of an English as a Foreign Language Teachers specific beliefs, from a public school in Goiás, related to the teachers role in a formal learning environment and subsequent analysis of how the context, in which she is immersed, interferes into her actions and beliefs. By adopting an emic posture and by involving an interpretative approach, this study utilized various instruments for data collection, including: narratives, semi-structured interviews, class observation and field notes; trying to portray the participants perspective, focusing on the process and prioritizing a particular instance of an educational experience. The data obtained in this study proved to be able to answer the questions raised; in other words, through them we could see a little more about the English teacher`s beliefs related to an specific aspect the teachers role; and also contemplate possible contextual influences in his/her thoughts and attitudes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Título: dc.titleCrenças de uma professora de língua inglesa : o papel do professor e as influências contextuais em foco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.