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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:09:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:09:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17232 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624776 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho procurou refletir sobre como dois diferentes museus brasileiros – o Museu Paulista e o Museu de Arte de Belém – representam a história de seu acervo por meio da eleição de uma obra de arte-símbolo. As escolhas demonstram uma complexa dialética da conservação e da contínua apropriação das coleções artísticas no seio de “representações” de certos momentos da história. Representações essas transmitidas, utilizadas, deformadas, esquecidas ao longo das diferentes negociações para compor a memória dos museus citados. Negociações que, de acordo com nossas especulações, podem fazer das próprias instituições reféns da necessidade que as comunidades locais têm de perpetuar, por meio da arte, um único sentido de determinado “momento histórico” em detrimento da discussão de tantos outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper sought to reflect about how two different Brazilian museums – the Paulista Museum and the Belém Art museum – represent the history of their collections through the election of a symbol work of art. The choices show a complex dialectic of the conservation and continual appropriation of artistic collections in the bosom of the “representations” of certain moments in history. Representations, transmitted, utilized, deformed and forgotten during the different negotiations to compose the memories of the mentioned museums. Negotiations that in our speculations can make the institutions themselves hostages of the necessity which local communities have to perpetuate, through art, one sole meaning of an “historic moment” in detriment to the discussion of so many others. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências Humanas - Universidade de Caxias do Sul | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Metis - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/688/499. Acesso em: 15 jul. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - exposição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - memória | - |
Título: dc.title | Fragmentos de cumplicidade : arte, museus e política institucional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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