Tensões, aridez e realidade no romance O cabeleira, de Franklin Távora

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Autor(es): dc.contributorCorrêa, Ana Laura dos Reis-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Aline Jesus de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:09:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:09:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624723-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012.-
Descrição: dc.descriptionA experiência da literatura brasileira tem no regionalismo um modo peculiar de representação literária. Este trabalho, portanto, busca compreender de que maneira o romance O Cabeleira, publicado em 1876, pelo escritor cearense Franklin Távora, procura representar a realidade do Brasil da segunda metade do século XIX. Na perspectiva do projeto nacionalista de Távora, conhecido como Literatura do Norte, o autor pretendeu com essa obra mostrar os dilemas, as contradições e os problemas sociais existentes nas províncias. No primeiro momento, acompanhamos brevemente a trajetória familiar e o contexto social e político no qual o escritor estava inserido, bem como algumas formulações sobre o regionalismo pitoresco; em seguida, nós nos apoiamos nas concepções de sistema literário brasileiro, fornecidas por Antonio Candido, para entendermos o contexto da tradição regionalista da qual Franklin Távora faz parte; por fim, associamos a transformação do protagonista à construção estética da narrativa, considerando os aspectos românticos e naturalistas que a compõem e as suas implicações para a representação artística da realidade n’O Cabeleira. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe brazilian literature’s experience has in regionalism a peculiar way of literary representation. This work, ergo, seeks to understand in which way the novel O Cabeleira, published in 1876, by the cearense writer Franklin Távora, seeks to represent Brazil’s reality in the second half of the 19th century. In the perspective of Távora’s nationalist project, presented as Literatura do Norte (Northern Literature), the writer intended to show in O Cabeleira the dilemmas, the contradictions and the existent social issues in the provinces. At first, we briefly follow the familial path and the social and political context which the author was inserted into, as well as some formulations about the picturesque regionalism; next, we rely on the conceptions of brazilian literary system, supplied by Antonio Candido, so that we may understand the context of the regionalist tradition in which Franklin Távora is part of; lastly, we associate the protagonist’s transformation to the narrative's aesthetical construction, regarding the romantic and naturalist aspects that compose the narrative and its involvements to the artistic representation of reality in O Cabeleira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTávora, Franklin, 1842-1888 - O cabeleira-
Palavras-chave: dc.subjectTávora, Franklin, 1842-1888 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Título: dc.titleTensões, aridez e realidade no romance O cabeleira, de Franklin Távora-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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