A EPT e a promoção do capital social : a influência do câmpus Planaltina na realidade dos assentados da região de Águas Emendadas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCastioni, Remi-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Guilherme Lins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:08:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:08:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15748-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624523-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, 2014.-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação é um estudo sobre a intervenção do câmpus Planaltina do Instituto Federal de Brasília, por meio do Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia, na realidade dos assentados da reforma agrária da região de Águas Emendadas. O trabalho teve como objetivo analisar em que medida existe influência do Curso Técnico em Agropecuária, ofertado pelo câmpus Planaltina, na formação do Capital Social com vistas ao desenvolvimento regional dos assentamentos da região de Águas Emendadas. Com base no estudo para identificar as ações dessa intervenção nos estoques de Capital Social dos participantes do curso, a dissertação indica o percurso histórico da educação profissional no Brasil e a dificuldade de encontrar indicadores para mensurar estoques de Capital Social. Para tal análise, esta pesquisa empregou uma metodologia combinada entre qualitativa e quantitativa. Na dimensão quantitativa, utilizou-se um survey com perguntas sobre comportamentos e atitudes para identificar os estoques de Capital Social nos participantes do curso. Em seguida, mediante entrevistas semiestruturadas, arguiu os líderes dos assentamentos participantes do curso a fim de perceber se os estudantes se tornaram mais articulados com a comunidade à qual pertencem. Por fim, tentou perceber se o curso colaborou com os estoques de Capital Social arguindo os professores, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados utilizou duas dimensões do Capital Social apontadas nos estudos de Uphoff (2000, apud BALESTRO, 2006), estrutural e cognitiva, tendo em vista, ainda, o instrumento metodológico proposto por Jacobi et al. (2004), que permite ajustes de dimensões e variáveis para mensurar Capital Social em contextos específicos, como os da área pesquisada. O curso técnico planejou utilizar a metodologia denominada Pedagogia da Alternância. Essa determina que o processo de ensino e aprendizagem aconteça em dois tempos, o primeiro denominado “tempo escola” e o segundo denominado “tempo trabalho”. Todavia, durante os dois anos de curso aconteceram poucas intervenções da instituição no “tempo trabalho”. Assim, tornou-se um curso de caráter semipresencial. Desse modo, perceberam-se estoques de Capital Social variado entre os estudantes. Contudo, os líderes perceberam poucas mudanças de participação, envolvimento e aumento de relações entre os estudantes. E os professores relataram muitas dificuldades durante o curso, fato que atrapalhou o desenvolvimento das atividades durante o período de execução. Logo, esta dissertação conclui que, nesse exemplo, não houve aumentos de estoques de Capital Social entre os estudantes do curso. Portanto, observou-se que as intervenções de qualificação devem estar acompanhadas de projetos de pesquisa e extensão para estimular práticas de associativismo e de descoberta da realidade. Assim, será possível alterar realidades através da qualificação profissional. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation contains a study about the intervention of the campus Planaltina of the Instituto Federal de Brasília, through the Technical Course in Agriculture with Emphasis on Agroecology, on the reality of agrarian reform settlers of the region of Águas Emendadas. The study aimed to examine in what extension there is influence of technical course in agriculture, offered by campus Planaltina, to build social capital with a view to regional development of settlements in the area of Águas Emendadas. Based on the study to identify the actions of this intervention in the social capital stocks in the course‟s participants, this dissertation indicates the history of professional education in Brazil and the difficulty of finding indicators to measure stocks of social capital. For this analysis, this research used a combined qualitative and quantitative methodology. The quantitative dimension used a survey with questions about behaviors and attitudes to identify stocks of social capital in the course‟s participants. Then, through semi-structured interviews, the leaders argued settlements course participants in order to understand if students become more articulate with the community to which they belong. Finally, we tried to understand if the course collaborated with stocks of social capital arguing teachers through semi-structured interviews. Data analysis used two dimensions of social capital identified in studies Uphoff (2000 apud BALESTRO, 2006), structural and cognitive, considering also the methodological instrument proposed by Jacobi et al. (2004) that allows adjustment of dimensions and variables to measure social capital in specific contexts, such as the area surveyed. The technical course planned to use methodology called Alternation Pedagogy. This determines that the process of teaching and learning occur in two stages, the first named “school time” and the second named “work time”. However, during the two-year course happened a few interventions of the institution in “work time”. Thus, it became a course of semi-presence character. Soon, it was realized capital stocks varied among students. However, the leaders realized little change of participation, involvement and increase relationships among students. And teachers reported many difficulties during the course, a fact that hindered the development of the activities during the implementation period. Therefore, the thesis concludes that, in this example, no increases in stocks of capital among students of the course. So, it was observed that the interventions of qualification must be accompanied by research and extension projects to stimulate practice of partnership and discovery of reality. Thus, it would be possible to change realities through professional qualification.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectCapital social (Sociologia)-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade - desenvolvimento-
Título: dc.titleA EPT e a promoção do capital social : a influência do câmpus Planaltina na realidade dos assentados da região de Águas Emendadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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