História da arte e apropriações contemporâneas : uma metodologia de ensino em construção

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Autor(es): dc.creatorOliveira, Emerson Dionisio Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:08:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:08:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16281-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624464-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procurou refletir sobre a prática de ensino que utiliza obras de artes visuais, indiciadas dentro do vocabulário da arte contemporânea, para a construção de um processo comparativo que explicita leituras, releituras e apropriações de estilos e estéticas visuais do passado. Tal prática mira no confronto entre os elementos da linguagem visual oriundos da tradição classificatória da história da arte ocidental – barroco, maneira, neoclássico, romantismo, modernismo etc. –, apropriados pelos artistas contemporâneos. Nesse confronto explicitam-se usos, jogos, críticas e procedimentos realizados pelos artistas, ao mesmo tempo em que se evidencia a história constitutiva dos valores da disciplina História da Arte dentro do contexto sóciohistórico brasileiro. Para tanto, indica-se nesta pesquisa, em uma primeira abordagem, o uso desse método comparativo na formação de professores, a partir do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, e a produção de conhecimento por meio da História da Arte. Nesse tocante, a prática metodológica abriu outros questionamentos: o estatuto artístico em diferentes momentos históricos; o papel do artista diante das fontes visuais do passado; o sentido de autoria e suas restrições culturais; o processo narrativo do passado por meio de fontes visuais derivadas; a hierarquia dos gêneros e suportes; a circulação e a percepção de obras derivadas; a memória como elemento conceitual mediador; o papel das instituições de arte e sua relação com as instituições de ensino; e, sobretudo; o próprio conceito de apropriação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da arte-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuais-
Título: dc.titleHistória da arte e apropriações contemporâneas : uma metodologia de ensino em construção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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