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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:08:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T18:08:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624464 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho procurou refletir sobre a prática de ensino que utiliza obras de artes visuais, indiciadas dentro do vocabulário da arte contemporânea, para a construção de um processo comparativo que explicita leituras, releituras e apropriações de estilos e estéticas visuais do passado. Tal prática mira no confronto entre os elementos da linguagem visual oriundos da tradição classificatória da história da arte ocidental – barroco, maneira, neoclássico, romantismo, modernismo etc. –, apropriados pelos artistas contemporâneos. Nesse confronto explicitam-se usos, jogos, críticas e procedimentos realizados pelos artistas, ao mesmo tempo em que se evidencia a história constitutiva dos valores da disciplina História da Arte dentro do contexto sóciohistórico brasileiro. Para tanto, indica-se nesta pesquisa, em uma primeira abordagem, o uso desse método comparativo na formação de professores, a partir do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, e a produção de conhecimento por meio da História da Arte. Nesse tocante, a prática metodológica abriu outros questionamentos: o estatuto artístico em diferentes momentos históricos; o papel do artista diante das fontes visuais do passado; o sentido de autoria e suas restrições culturais; o processo narrativo do passado por meio de fontes visuais derivadas; a hierarquia dos gêneros e suportes; a circulação e a percepção de obras derivadas; a memória como elemento conceitual mediador; o papel das instituições de arte e sua relação com as instituições de ensino; e, sobretudo; o próprio conceito de apropriação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Pará | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Título: dc.title | História da arte e apropriações contemporâneas : uma metodologia de ensino em construção | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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