Comunicação e mediação da informação no desenvolvimento do jogo eletrônico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKafure Muñoz, Ivette-
Autor(es): dc.creatorSouza, Alessandra Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T18:07:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T18:07:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/624230-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014-
Descrição: dc.descriptionO jogo eletrônico e seu processo de criação agrega conhecimento humano de pessoas de diversas áreas, tais como programadores, designers, músicos, marketing, dentre outras que constituem uma equipe interdisciplinar. Esse aspecto se vê refletido na complexidade e no desafio que é criar e desenvolver jogos divertidos, atrativos e que seduzam os gamers em um universo de possibilidades. Diante disso, esta pesquisa aborda as estratégias de comunicação e mediação da informação dos desenvolvedores de jogos eletrônicos, visando sua compreensão na identificação do perfil da equipe, na identificação das estratégias de comunicação e na análise dos instrumentos de registros utilizados. A pesquisa foi desenvolvida de maneira qualitativa e se apresenta como um estudo de caso por se entender que esse contexto exigiria uma observação mais profunda e detalhada do objeto da pesquisa. Nesse estudo, foi investigada uma empresa desenvolvedora de jogos da cidade de Brasília, com 12 sujeitos, na qual foram coletadas características da equipe, da comunicação e mediação da informação no processo de desenvolvimento de um jogo. O jogo encontrava-se no início do desenvolvimento do projeto. Dessa forma, foram utilizadas observações, entrevistas e análise documental. Os resultados permitiram identificar importantes características da equipe, como a colaboração mútua desses sujeitos no processo de desenvolvimento e a comunicação que ocorre para criar e desenvolver jogos eletrônicos. Também foi percebido como ocorrem os registros informacionais e a importância da documentação da informação para o trabalho colaborativo da equipe. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe process of a digital game creation involves professional knowledge from several fields, such as. computer programming, design, music, marketing, among others, consisting of an interdisciplinary team. This aspect is reflected on the complexity and challenge of creating and developing games that are fun. attractive and also seduce gamers to a universe of possibilities. Therefore, the focus of this research is on communication strategies and information mediation among digital game developers. More precisely, it aims the understanding of the team's profile, the identification of the communication strategies and the analysis of the recording instruments used. The research was developed in a qualitative way and 1^ presented as a case study, since it was understood that it required a deeper and more detailed observation on the subject being researched. In this study, a game development company located in Brasilia and formed by 12 (twelve) individuals was investigated. It was collected data about the team's characteristics, as well as communication and the information mediation aspects in a certain game development process. The game was in early stages of development. Thus, observations, interviews and documental analysis were employed. The results allowed to identify important features of the team, such as mutual collaboration, as well as the communication that occurs to create and develop digital games. It was also observed how information records occur and the importance of the information documentation for the collaborative work of the team.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos por computador-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Título: dc.titleComunicação e mediação da informação no desenvolvimento do jogo eletrônico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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